Das infovias às ruas: O Facebook e as manifestações sociais na perspectiva da teoria do caos/complexidade


resumo resumo

Valdir Silva
Rodrigo de Santana Silva



pedras, concreto, terra. Um espaço público onde a linguagem, em todas as suas modalidades (verbais e não-verbais), se moldava plasticamente e se materializava, com vistas à produção de sentidos, por meio de imagens, vídeos, mensagens escritas, mas também de papéis, panos, plásticos, roupas, acessórios, etc.

Na frase Saímos do Facebook, a palavra saímos é derivada do verbo regular sair e expressa o tempo presente e o pretérito perfeito do modo indicativo para a primeira pessoa do plural (nós). Sair, conforme o dicionário Houaiss (2001, p. 2497), apresenta uma série de significados. Dentre eles destacamos os seguintes:

 

  1. Passar do interior para o exterior; 2. Deixar um local, uma morada, um pouso e seus ocupantes; conhecer pessoas, entreter-se; 3 manter relacionamento de companheirismo, amoroso ou erótico (com); frequentar-se, ver-se; 4 passar para o outro lado de (algo), por cima ou através de; atravessar, cruzar; 5 ir para fora de (falando de coisas); 6. Fazer-se visível na totalidade ou parcialmente; 7 deixar o lugar em que se está, com destino determinado ou não; 8. Aparecer ou pôr-se diante de alguém, para enfrentá-lo ou embaraçá-lo; 9 deixar de estar em determinado lugar, em certo estado, deixar de fazer tal coisa etc.; 10. Deixar (o lugar onde se estava); 11. Ir para fora do seu lugar precípuo ou do que o continha (falando de coisas que devem ali se manter); 12. Encontrar-se em (determinado estado ou condição) depois de (determinada experiência); 13. Começar um novo período ou uma nova época; mudar de estado ou posição; 14. Transcorrer (como um todo); decorrer, desenrolar-se, desenvolver-se. (Grifos nossos)

 

Todos os significados dicionarizados de sair, como podemos verificar, remetem a uma dinâmica de movência de um espaço para o outro. Por outro lado, chama a atenção também para a acepção que remete a uma posição de resistência, como se pode verificar nas definições em destaque no Houaiss.

Outro aspecto expresso no enunciado Saímos do Facebook refere-se ao fato da palavra Facebook estar sublinhada no cartaz. Podemos dizer que não se trata de uma alegoria do cartaz, mas sim uma ação refletida para chamar a atenção dos leitores do cartaz para algo que se quer enfatizar, acentuar, enfim, conferir uma inflexão especial da voz marcada no escrito. Ou seja, o autor quer dar visibilidade - GRITANDO - e mostrar de forma inequívoca o lugar de onde saíram para tomar as ruas: das redes sociais. Trata-se, pois, de uma estratégia linguística que expressa a dinâmica que nos permite pensar também na desconstrução de um entendimento equivocado de que as pessoas por trás de seus computadores, tablets, smartphones e dentro da internet são pessoas alienadas da