Do garrafeiro ao catador de materiais recicláveis: o (re) surgimento de um sujeito do projeto urbano


resumo resumo

Rubiamara Pasinatto



Dessa maneira, quando o sujeito se inscreve em um determinado lugar discursivo passa a se relacionar tanto com a forma-sujeito histórica e os saberes contidos nela quanto com a posição-sujeito. Salientamos que a relação entre o sujeito enunciador com o sujeito do saber, que está diretamente ligada à posição-sujeito, é deslocada para as relações de identificação/determinação do lugar discursivo tanto com a forma-sujeito histórica (ordem da constituição/do interdiscurso), quanto com a posição-sujeito (ordem da formulação/do intradiscurso).

Destacamos ao encerrar esta seção que o empírico e o espaço discursivo não devem e não podem ser estudados de forma fragmentada já que ambos estão imbricados é não é possível estudar a posição do sujeito dentro do discurso sem olhar de onde veio o indivíduo.

A seguir passamos ao momento analítico deste estudo. Inicialmente apresentamos o corpus e suas condições de produção, depois metodologia de análise e, encerrando, a análise.

 

  1. A Análise de Discurso na materialidade linguística

3.1. O corpus e suas condições de produção

Como já anunciamos em nossa introdução, o corpus que será usado como monumento para a análise é o discurso dos catadores de materiais recicláveis que integram o projeto “Profissão Catador: entre o viver e o sobreviver do lixo”, da cidade de Cruz Alta – RS. A iniciativa é financiada pelo Programa Desenvolvimento e Cidadania da Petrobras e executada por professores e colaboradores da Universidade de Cruz Alta, numa parceria com a Prefeitura Municipal.

            Segundo a coordenação, desde que o Projeto iniciou, em 2011, as atividades compreendem ações de formação política, capacitação para o trabalho, acompanhamento do processo auto-organizativo e campanhas de educação ambiental. As atividades de capacitação para o trabalho ocorrem por meio da realização de oficinas sobre: gestão, produção, cidadania e comunicação. Os catadores também são acompanhados diariamente nas associações, no sentido de garantir o andamento do Projeto e de encaminhar da melhor maneira a negociação do material coletado e separado por esses sujeitos.

A materialidade discursiva que vamos analisar é composta então de duas cartas produzidas pelos catadores, que integram as associações organizadas pelo Projeto. As mesmas foram escritas pelos catadores para serem apresentadas para a Petrobras como