Mariza Vieira da Silva Claudia Castellanos Pfeiffer
ocasionando, cumulativamente, consequências que afetam este meio ambiente, sendo, particularmente, uma destas consequências, as alterações no clima tão noticiadas e presentes em diferentes espaços discursivos como o do cinema, da literatura e dos artigos científicos.
ACartilha intitula-seCartilha Ilustrada sobre Economia Verde, Desenvolvimento Sustentável e Erradicação da Pobreza, tendo como subtítulo:O Futuro queQueremos,nomeque dá títuloaodocumento zero da reunião das Nações Unidas. E é sobre osubtítulo que iniciamos nossas análises,pois é ele que é destacado em letras garrafais na capa da cartilha,lembrando que estaremos lidando com a opacidade dos sentidos. É pensando com Pêcheux (1969)-a língua serve para comunicar e para não comunicar-, e com Orlandi (2001)-relações sociais são, do ponto de vista discursivo, relações de sentido-, que nos permitimos suspender a evidência da chamada do documento zero divulgada e referendada pela cartilha do INPE cujo públicoleitor é o aluno/professor do EnsinoFundamental.
Nesse sentido, perguntamos, na opacidade dosubtítulo “O Futuro que Queremos”: Nósquem? Querem este “nós” oquê? O quese diz e o que se apaganesse objeto do querer: o futuro? É preciso saber para querer, o que épreciso saber? É preciso poder para querer,quem pode? É nesse sentido, nessa trilha de compreensão, que seguirão nossos gestos de descrição e interpretação dessaCartilha.
Retomemos, primeiramente, a imagem que vem na Cartilha, após a capa.