Nesta seção encontram-se as principais notícias do segundo semestre deste ano sobre as atividades do Laboratório de Estudos Urbanos. As notícias detalhadas, assim como a documentação (vídeos, fotos e publicações impressas, quando o caso) podem ser consultadas por meio do Portal do Labeurb ou no CEDU (Centro de Documentação Urbana).
No inicio de dezembro foi lançado o livro “Análise de Discurso em Rede: Cultura e Mídia” organizado por Giovanna G. Benedetto Flores, Nádia Régia Maffi Neckel e Solange Maria Leda Gallo. O livro conta com artigos das pesquisadoras do Labeurb, Claudia Pffeifer e Cristiane Dias, que escreveram, respectivamente, “Discursos sobre a língua escolarizada, leituras possíveis” e A tecnologia como condição de produção dos conhecimentos na sociedade contemporânea: redes, memória e circulação.
Nos dias 17 e 18 de novembro, foi realizado, no Laboratório de Estudos Urbanos, o evento Cidade Conectada: discurso, interação e mobilidade – VIII Encontro Internacional Saber Urbano e Linguagem. O evento foi resultado de uma parceria de trabalho firmada através de um acordo de cooperação entre o Labeurb (Unicamp) e o Laboratório Pléiade (Paris 13), no âmbito do qual foi criada a Rede franco-brasileira de Análise do Discurso Digital (A2DI). Nesses dois dias, o debate em torno da temática da cidade promoveu uma forte reflexão teórico-analítica sobre o digital como constitutivo das discursividades contemporâneas.
Em outubro, as pesquisadoras Eni Orlandi e Cristiane Dias participaram do Enelin 2015 - VI Encontro de Estudos da Linguagem e V Encontro Internacional de Estudos da Linguagem: "Linguagem, Tecnologia e Espaço Social", realizado pelo Programa de Pós-Graduação em Ciências da Linguagem da Universidade do Vale do Sapucaí (Univás).
Ainda em outubro, Claudia Pfeiffer, Carolina Rodríguez-Alcalá e Cristiane Dias participaram do VII SEAD - Seminário de Estudos em Análise do Discurso realizado em Recife, na UFPE . Como parte das atividades do VII SEAD, Claudia Pfeiffer e Marilei Resmini Grantham(FURG) coordenaram o Simpósio VIII “Metáfora, paráfrase, polissemia”. Já Carolina Rodríguez-Alcalá e Silmara dela Silva (UFF) foram responsáveis pelo Simpósio III “Discurso, história, arquivo”. E Cristiane Dias coordenou, juntamente com Solange Gallo (Unisul), o Simpósio VI “Discurso, virtualidade e tecnologias”.
Também nesse mês, O Laboratório de Estudos Urbanos,em parceria com o POEHMAS, promoveu a conferência “Quelle analyse du discours pour a vulgarisation scientifique?" proferida pela Profa. Dra. Sandrine Reboul-Touré, da Universidade de Paris III. Na ocasião, a profa. Sandrine Reboul-Touré também realizou um Seminário Interno no Labeurb, no qual os pesquisadores desse Laboratório falaram sobre suas pesquisas e sobre a própria estrutura e funcionamento do Labeurb, desenvolvidos a partir da Área Saber Urbano e Linguagem.
Em outubro, a pesquisadora Cristiane Dias participou do 109º SEMINÁRIO DE ESTUDOS AVANÇADOS - PPGL/UFSM e XXII SEMINÁRIO CORPUS: Discurso e história na produção de sentidos, apresentando a Vídeo-conferência: Mobilidade e redes: para onde vão os sentidos?
Por fim, ainda no mês de outubro, o trabalho “Desvendando o Mito da “Segurança” na área da saúde: Uma Análise do Discurso da Norma Regulamentadora NR-32”, de co-autoria de Ehideé Isabel Gómez La-Rotta e Claudia Pfeiffer, foi apresentado durante o IV Congresso Internacional do Conhecimento – Ciências, Tecnologias e Culturas, em Santiago, no Chile.
Também nesse mês, Claudia Pfeiffer participou da VI Jornada de Estudos da Linguagem "Investigações em Língua(gem)", promovida pelo Programa de Pós-Graduação em Estudos de Linguagem, do Instituto de Letras da Universidade Federal Fluminense.
Em agosto, Eduardo Guimarães e Claudia Pfeiffer, participaram do VII Encontro Nacional de Linguagem, História e Cultura (ENALIHC), promovido pelo Centro de Estudos e Pesquisa em Linguagem (CEPEL) e pelo Programa de Pós-Graduação em Linguística da Universidade do Estado de Mato Grosso. O coordenador do Labeurb fez parte da mesa de conferências do encerramento intitulada “Semântica e Pragmática: Os sentidos do dizer”, que aconteceu no dia 28 de agosto, enquanto que Claudia Pfeiffer participou da mesa-redonda “Ciência e Sociedade, discursos compartilhados” com a apresentação de seu trabalho “Instrumentos políticos de circulação da ciência - as mudanças climáticas em uma cartilha”.
Ainda no mês de agosto, Marcos Barbai participou da Jornada "Discurso e Psicanálise: a-versão do sentido", no salão de ventos da Unidade Fátima, da Universidade do Vale do Sapucaí. Na ocasião o pesquisador do Labeurb apresentou o trabalho "Na política da ortografia: a rua, os sintomas, as leituras".
Iniciando o semestre, em julho aconteceu o 63º Seminário do Grupo de Estudos Linguísticos do Estado de São Paulo que contou com a participação de Marcos Barbai e Cristiane Dias. Os pesquisadores participaram do simpósio “Discurso e Tecnologia: Processos de Significação na Contemporaneidade”. Marcos Barbai também fez parte da mesa-redonda “Efeitos da Psicanálise nos Estudos da Linguagem”, com o trabalho intitulado “Um gesto de leitura: os efeitos da psicanálise na tradição e saber linguístico do Brasil”.
Também julho, Cristiane Dias participou do VIII Workshop Linguagem, Subjetividade e Ensino, organizado pelo Grupo de Pesquisa e Estudos em Linguagem e Subjetividade – GELS, da Universidade Federal de Uberlândia – UFU/ILEEL. Na ocasião, a pesquisadora participou da mesa-redonda Tecnologias e Ensino e também ministrou o minicurso Análise do Discurso Digital: rede, ensino e produção do conhecimento
Fechamos nossa seção de notícias informando sobre o estágio pós-doutoral que vem sendo realizado pelo pesquisador Dr. Marcos Barbai, desde outubro, na França.