Figura 3 . Imagem cedida pelo Fórum da Unicamp.
As perguntas podem ser bem elaboradas para aproveitar a sinergia provocada pelos cartões ao alto.
Vamos dar outro exemplo de interação do tipo experimento factível para alguém com interesse na compreensão da ciência. Com certa freqüência os jornais noticiam desastres causados por desmoronamentos, avalanches ou terremotos. A ciência está começando a entender o que acontece, ainda que não seja possível fazer previsões determinísticas. Para entender estes fenômenos, que acontecem de vez em quando, nós lançamos a idéia de um experimento envolvendo grãos de feijão ou pipoca. Se fizermos um pequeno monte de feijão com o máximo de feijão amontoado e depois sistematicamente adicionamos mais feijões, um a um, de vez em quando teremos feijões que se deslizam morro abaixo. Os eventos mais freqüentes são os eventos de apenas um ou dois feijões, mas eventos com mais feijões acontecem, com menor freqüência. Este experimento agora faz parte de uma atividade em sala de aula para ensino de matemática e a aplicação da função logaritmo.