Três experimentos escolares e 2013: um primeiro contato, um erro e uma assessoria
Three experiments in schools and 2013: a first contact, an error and an advisory
Frederico Canuto*
Resumo:
Através de aproximações com o acontecimento junho de 2013, o presente artigo pretende explorar as possibilidades que a instituição escolar tem de se tornar foco para novas possibilidades de planejamento urbano assentados numa mobilização local de moradores e cartografia das potencialidades locais. Usaremos como estudo de caso três exercícios de aproximação e assessoramento técnico urbanístico produzidos no contexto do projeto de pesquisa financiado pela FAPEMIG denominado "Plataformas Democráticas: Escolas como Agentes de Planejamento Urbano" e dentro da disciplina "Oficina de Planejamento Urbano: Problemas de Planejamento e Ocupação de Sub-bacias" lecionada no curso de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal de Minas Gerais que tem como recorte a relação do território com as águas urbanas e a bacia hidrográfica. Palavras Chave: escolas; educação; democracia; planejamento urbano; assessoria técnica
Abstract:
Using june of 2013 as a reference, the present article intends to explore the possibilities of the school as a public institution of urban planning through the mobilization of citizens and the production of a social and spatial cartography of the local potentialities. In order to discuss such approach, we will use three exercises produced in the two contexts: one related to a research project coordinated by me named "Democratic Platforms: Schools as urban planning agents" financed by FAPEMIG in Minas Gerais, Brasil; and the other, a course given in Architecture and Urbanism Graduation in UFMG named "Urban Planning Studio: Occupation and Planning Problems related to water basins". Keywords: schools; education; democracy; urban planning; technical advisory
Para citar essa obra: CANUTO, Frederico; Três experimentos escolares e 2013: um primeiro contato, um erro e uma assessoria. In: RUA [online]. Volume 25, número 1 - e-ISSN 2179-9911 - Junho/2019. Consultada no Portal Labeurb –
Revista do Laboratório de Estudos Urbanos do Núcleo de Desenvolvimento da Criatividade.
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