Som tridimensional para deficientes visuais: Interação na arte e no videogame

Sound tridimensionality for people with visual impairment: interaction in art and videogame


Adriane Cristine Kirst Andere de Mello*
Milton Luiz Horn Vieira**
Victor Nassar***





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Resumo:

Neste artigo são apresentadas algumas discussões teóricas que embasam uma das pesquisas em desenvolvimento no designlab/UFSC. O objetivo principal é investigar a construção, de um dispositivo sonoro que facilite na localização e locomoção de deficientes visuais. Parte-se da tridimensionalidade sonora e de seus princípios históricos nas vanguardas artísticas, bem como, alguns seus desdobramentos na arte contemporânea. Na pesquisa são relacionados estudos a respeito do desenvolvimento social e multissensorial do público alvo, com Vygostsky (1997) e (2002) e experiências da arte sonora, a partir de Luigi Russolo (1992) e (1996), John Cage (1985) e (2007) e R. Murray Schafer (1991) e (2001). Por fim, são introduzidos procedimentos técnicos necessários para a construção do protótipo.
Palavras Chave: Deficientes visuais. Som tridimensional. Arte sonora. Interatividade. Mobilidade.



Abstract:

This article presents some theoretical discussions that supports one of the designlab / UFSC’s researches being developed. The main objective is to investigate the construction of a sound device that facilitates the visually impaired localization and locomotion. It begins with the tridimensionality sound and its historical principles in the artistic vanguards, as well as some of its developments in contemporary art. The research relates to the target audience's social and multisensory development studies, with Vygostsky (1997) and (2002) and sound art experiments, from Luigi Russolo (1992) and (1996), John Cage (1985) and (2007) and R. Murray Schafer (1991) and (2001). Finally, this research introduces technical procedures for the prototype construction.
Keywords: Visual impairment. Three-dimensional sound. Sound art. Interactivity. Mobility.





Para citar essa obra:
MELLO, Adriane Kirst Andere de; VIEIRA, Milton Luiz Hor; NASSAR, Victor; Som tridimensional para deficientes visuais: Interação na arte e no videogame. In: RUA [online]. Volume 25, número 1 - e-ISSN 2179-9911 - Junho/2019. Consultada no Portal Labeurb – Revista do Laboratório de Estudos Urbanos do Núcleo de Desenvolvimento da Criatividade.
http://www.labeurb.unicamp.br/rua/


DOI: https://doi.org/10.20396/rua.v25i1.8655724

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*Doutora em Artes Visuais pela Universidade do Estado de Santa Catarina. ORCID: https://orcid.org/0000-0001-7820-253. E-mail: adrianekirst@gmail.com.
**Doutor em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina, Professor Associado da Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Comunicação e Expressão, Departamento de Expressão Gráfica. ORCID: https://orcid.org/0000-0002-6646-2799. E-mail: milton.vieira@ufsc.br.
***Doutor em Design pela Universidade Federal de Santa Catarina. ORCID: https://orcid.org/0000-0002-9986-9405. E-mail: victornassar@gmail.com.



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