Fragmentos do discurso de um samba no asfalto

Pieces of discourse of a samba on the asphalt

Dantielli Assumpção Garcia*
Lucília Maria Abrahão e Sousa**
Marco Antonio Almeida Ruiz***

A partir do samba-enredo História pra ninar gente grande, da Estação Primeira de Mangueira no carnaval de 2019, temos como objetivo observar um reviramento dos sentidos estabilizados como evidentes por uma história oficial do Brasil acerca de alguns nomes próprios de mulheres. A potência dos sentidos do samba e do desfile produz deslocamentos e escancara outros modos de (re)dizer a nossa história, pelo avesso dela, pelos espaços interditados que sobraram dos processos de dominação política, econômica e cultural. Para tal, como forma de observar o movimento dos sentidos nos e pelos discursos, reunimos um conjunto de fotografias que foram colhidas na rede digital e em enunciados do samba e se destacaram em alegorias e dizeres que saltaram da avenida para as mídias, em especial, para o ciberespaço. Nossa função, com isso, é analisar discursivamente alguns momentos do desfile, a partir do que Michel Pêcheux formulou, considerando o papel das mulheres e o seu grito de resistência contra um preconceito/racismo/misoginia arraigados. Às ruas, elas escancaram a voz e mostram (d)efeitos de uma sociedade contemporânea mergulhada, ainda, na utopia.
Palavras Chave: Discurso; Carnaval; Memória; Mulher(es); Resistência.

From the samba story História pra ninar gente grande (in Portuguese), from Estação Primeira de Mangueira at the 2019 carnival, we aim to observe a reversal of the senses stabilized as evident by an official history of Brazil about some proper names of women. The power of the samba and carnival parade senses produces displacements and opens up other ways of (re) telling our history, inside out, through the restricted spaces left over from the processes of political, economic and cultural domination. To this end, as a way of observing the movement of the senses in and through the discourses, we gathered a set of photographs that were collected on the digital network and in samba statements and stood out in allegories and sayings that jumped from the avenue to the media, in particular, for cyberspace. Our function, therefore, is to analyze some moments of the parade discursively, based on what Michel Pêcheux formulated, considering the role of women and their cry of resistance against a deep-seated prejudice / racism / misogyny. To the streets, they open their voices and show (d) effects of a contemporary society still immersed in utopia.
Keywords: Discourse; Carnival; Memory; Women; Resistance.

GARCIA, Dantielli Assumpção; SOUSA, Lucília Maria Abrahão; RUIZ, Marco Antonio Almeida; Fragmentos do discurso de um samba no asfalto. In: RUA [online]. Volume 26, número 1 - e-ISSN 2179-9911 - Junho/2020. Consultada no Portal Labeurb – Revista do Laboratório de Estudos Urbanos do Núcleo de Desenvolvimento da Criatividade.

DOI: https://doi.org/10.20396/rua.v26i1.8659626

*Professora nos cursos de graduação e pós-graduação em Letras da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE). Doutora em Estudos Linguísticos pela Universidade Estadual Júlio de Mesquita Filho (UNESP). É bolsista produtividade da Fundação Araucária. E-mail: dantielligarcia@gmail.com. .
**Professora Livre Docente na Universidade de São Paulo. Docente do Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto (USP). Bolsista FAPESP (Proc. número 2019/13385-4). Bolsista Produtividade PQ do CNPq. ORCID: https://orcid.org/0000-0002-4585-9287. E-mail: luciliamsr@uol.com.br.
***Pós-doutorando em Psicologia na Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto (USP). Doutor em Linguística pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) e doutor em Sociologia pela École des Hautes Études en Sciences Sociales (EHESS/Paris). ORCID: https://orcid.org/0000-0003-2438-9252. E-mail: marcoantonioruiz@usp.br.