“Tá se achando feio? Autoestima lá embaixo? Ah, vem pra Rondônia!”

“Feeling ugly? Low self-esteem? Aah, come to Rondônia!"

Ilka de Oliveira Mota*

Apoiado na perspectiva discursiva da linguagem na interface com os estudos propostos por Sigmund Freud sobre o campo da comicidade, o presente artigo busca compreender as representações imaginárias construídas sobre o estado de Rondônia e seus habitantes a partir de dois textos humorísticos: a) uma apresentação do humorista Rafinha Bastos e b) um texto intitulado Desciclopédia, uma espécie de enciclopédia às avessas. Os resultados da análise empreendida apontam para o fato de que Rondônia e seus habitantes são subjetivados no lugar discursivo do que é considerado historicamente “feio” e “sujo”, o que corrobora sentidos pejorativos para o estado. Neste caso, confirma-se a tese freudiana de que o campo da comicidade também serve para a produção de sentimentos hostis e agressivos.
Palavras Chave: Humor, Discurso, Imaginário, Rondônia

Supported by the discursive perspective of language at the interface with the studies proposed by Freud on the field of comicity, this article seeks to understand the imaginary representations built about Rondônia and its inhabitants in two comic texts: a) a presentation by Rafinha Bastos and b) a text entitled “Uncyclopedia”, a kind of encyclopedia inside out. The results of the analysis undertaken point to the fact that Rondônia is subjectified in a discursive place of what is considered historically “ugly” and “dirty”, which corroborates pejorative meanings for the state. In this case, the Freudian thesis is confirmed that the comic field also serves to produce hostile and aggressive feelings.
Keywords: Humor, Discourse, Imaginary, Rondônia

MOTA, ILKA de Oliveira; “Tá se achando feio? Autoestima lá embaixo? Ah, vem pra Rondônia!”. In: RUA [online]. Volume 27, número 1 - e-ISSN 2179-9911 - Junho/2021. Consultada no Portal Labeurb – Revista do Laboratório de Estudos Urbanos do Núcleo de Desenvolvimento da Criatividade.

DOI: https://doi.org/10.20396/rua.v27iI.8665415

*Possui doutorado em Linguística Aplicada (2010) e mestrado em Linguística (2004) pela Universidade Estadual de Campina. Atualmente é professora associada I da Universidade Federal de São Carlos (UFSCAr). E-mail: ilka.mota@ufscar.br.