Espaço enunciativo urbano: entrevista com os idealizadores do projeto pesquisa Escola Verde

Study about the enunciative space of the Green School research project


Rhafaela Rico Bertolino Beriula*
Andressa Fabrina Klauck**
Tânia Pitombo De Oliveira***





ver pdf       ver pdf

Resumo:

Este trabalho tece considerações sobre o acontecimento enunciativo ‘Projeto Pesquisa Escola Verde’ (PPEV), desenvolvido no espaço urbano da cidade de Sinop, região norte do Estado de Mato Grosso, na perspectiva teórica e metodológica da Semântica do Acontecimento. Objetiva apresentar a nomeação, a referência e a designação da formulação do nome do projeto, bem como o funcionamento enunciativo de Educação Ambiental e desenvolvimento sustentável no objeto pesquisado, através de entrevistas realizadas com os idealizadores do PPEV. O resultado deste trabalho apresenta que houve a reescrituração do projeto que possibilitou novas designações e, o funcionamento de determinadas palavras escritas no projeto, aparecem como termos de substituibilidade para a palavra ‘verde’, o que leva a considerar os espaços de enunciação e o memorável.
Palavras Chave: Projeto Pesquisa Escola Verde, Educação Ambiental, desenvolvimento sustentável, Semântica do Acontecimento



Abstract:

This paper discusses about the enunciative event 'Green School Research Project', developed in the urban space of the Sinop city, northern region of Mato Grosso State – Brazil, in the theoretical and methodological perspective of the Event Semantics. It aims to present the naming, reference and designation of the formulation of the project name, as well as the enunciative functioning of Environmental Education and sustainable development in the researched object, through interviews with the project's creators. The result of this work shows that there was a rewriting of the project that allowed new designations and, the operation of certain words written in the project appear as substitutable terms for the word 'green', which leads to consider the enunciation spaces and the memorable.
Keywords: Green School Research Project, environmental education, sustainable development, event semantics





Para citar essa obra:
BERIULA, Rhafaela Rico Bertolino; KLAUCK, Andressa Fabrina; OLIVEIRA, Tânia Pitombo; Espaço enunciativo urbano: entrevista com os idealizadores do projeto pesquisa Escola Verde. In: RUA [online]. Volume 27, número 1 - e-ISSN 2179-9911 - Junho/2021. Consultada no Portal Labeurb – Revista do Laboratório de Estudos Urbanos do Núcleo de Desenvolvimento da Criatividade.
http://www.labeurb.unicamp.br/rua/


DOI: https://doi.org/10.20396/rua.v27iI.8665221

--------------------------------------------------------------------

*Mestranda pelo Programa de Pós-Graduação em Letras (PPG Letras) 2018/2020, Faculdade de Educação e Linguagem da UNEMA ORCID: https://orcid.org/0000-0002-9027-1968 . E-mail: rhafa_rico@hotmail.com.
**Mestranda no curso PPGLetras da UNEMAT. ORCID: https://orcid.org/0000-0002-9559-6526. E-mail: andressaklauck@outlook.com.
***Professora adjunta titular da Universidade do Estado de Mato Grosso e membro titular do quadro docente dos Programas de Pós-Graduação PPGLetras - Mestrado Acadêmico em Letras e PROFLETRAS - Mestrado Profissional em Letras UNEMAT/SINOP. ORCID: https://orcid.org/0000-0001-7179-7449. E-mail: taniapitombo@gmail.com.



REVIEW
resenha

ARTES
artes

artes

artes