Completude e oscilações do olhar: Performance de Iemanjá à beira mar do Rio Vermelho, Salvador-Ba

Completeness and oscillations of The look: Iemanjá’s performance by the sea of the Rio Vermelho, Salvador-Ba


Jurema Castro Couto Caldas*
Liliane Vasconcelos**





ver pdf       ver pdf

Resumo:

O presente artigo tem como objetivo trazer considerações sobre a arte na cidade, tendo como recorte de estudo o território afetivo à beira mar do Rio Vermelho, bairro de Salvador, onde ocorrem diversos encontros culturais, considerando a relação sagrada e profana presentes no dia 2 de fevereiro, dia de Iemanjá, e a sua representação imaginária e simbólica no inconsciente coletivo para o povo baiano. Busca-se, através de uma pesquisa qualitativa e estudo de campo realizado através da performance, analisar como a arte se manifesta sendo um “caminho do meio”, assim como perceber as relações entre a cidade, a arte e o sujeito. A arte à beira mar do Rio Vermelho revela as relações do indivíduo que se interpela pela arte, e se influencia pela identidade territorial do espaço e suas narrativas que configuram uma representação para o bairro em épocas festivas. É diante dessa perspectiva que a performance é entendida aqui como uma obra de arte capaz de apreender o olhar do que é ver e ser visto. Nota-se, assim, que através da performance podemos afirmar que a arte é o caminho do meio entre o território e as territorialidades, e ainda elemento oxigenador da realidade através de diferentes perspectivas de olhares que se constituem de maneiras diferentes.
Palavras Chave: Arte. Cidade. Iemanjá. Performance. Rio Vermelho-SSA. 



Abstract:

The purpose of this article is to bring considerations about art in the city, taking as a study point the affective territory by the sea of ​​Rio Vermelho, neighborhood of Salvador, where several cultural meetings take place. Considering the sacred and profane relationship present on February 2, Iemanjá Day, and its imaginary and symbolic representation in the collective unconscious for the Bahian people, it is sought, through a qualitative research and field study carried out through performance, analyze how art manifests itself as a "middle way", as well as perceive the relationships between the city, art and the subject. Art by the sea of ​​the Red River reveals the relationships of the individual who is challenged by art, influenced by the territorial identity of the space and its narratives that configure a representation for the neighborhood in festive times. It is in this perspective, that performance is understood here as a work of art capable of capturing the look of what it is to see and be seen. It is noted, therefore, that through performance we can affirm that art is the middle way between territory and territorialities, and also an oxygenating element of reality through different perspectives of views that are constituted in different ways.
Keywords: Art. City. Yemanja. Performance. Rio Vermelho-SSA





Para citar essa obra:
CALDAS, Jurema Castro Couto Caldas; VASCONCELOS, Liliane; Completude e oscilações do olhar: Performance de Iemanjá à beira mar do Rio Vermelho, Salvador-Ba . In: RUA [online]. Volume 27, número 2 - e-ISSN 2179-9911 - Novembro/2021. Consultada no Portal Labeurb – Revista do Laboratório de Estudos Urbanos do Núcleo de Desenvolvimento da Criatividade.
http://www.labeurb.unicamp.br/rua/


DOI: https://10.20396/rua.v27i2.8667742

--------------------------------------------------------------------

*Mestre em Planejamento Territorial e Desenvolvimento Social pela Universidade Católica do Salvador (UCSAL), Integrante do grupo de pesquisa Temporalidades Urbanas (UCSAL), Professora de Artes da Prefeitura Municipal de Salvador. ORCID: https://orcid.org/0000-0002-4267-8034. E-mail: juremadejequirica@gmail.com.
**Doutora em Literatura e Cultura (UFBA). Professora/orientadora (PPGTDS/UCSAL). ORCID: https://orcid.org/0000-0002-4399-7109. E-mail: liliane.vasconcelos@pro.ucsal.br.