Parque Jambeiro/Campinas: rua, espaço e paisagem como possibilidades pedagógicas

Parque Jambeiro/Campinas: street, space and landscape as pedagogical possibilities


Juliana Damas C. Silva*
Vera Santana Luz**
José Roberto Merlin***





ver pdf       ver pdf

Resumo:

O artigo apresenta alguns resultados da pesquisa do bairro Parque Jambeiro, Campinas/SP, cujo escopo pretende revelar aspectos educadores referentes à cidade em suas instâncias socioespaciais e ambientais. O artigo é respaldado em uma metodologia de análise cruzada entre bibliografia teórica e elementos documentais territoriais, que partiu da investigação de como diversas organizações morfológicas e diferentes tipologias espaciais têm potencial no processo de aprimoramento humano e social pelo viés da noção de cidade educadora. Em decorrência da análise e da leitura territorial de características locais e multiescalares, foi possível perceber a potencialidade de locais públicos como elementos fundamentais para a formação de cidadãos como agentes da comunidade, a partir do estudo de caso.
Palavras Chave: Cidades educadoras; Pedagogia da rua; Espaços livres; Paisagem urbana; Parque Jambeiro/Campinas.



Abstract:

The article presents some research results from the Parque Jambeiro neighborhood, Campinas/SP, whose scope intends to reveal educational aspects related to the city in its socio-spatial and environmental instances. The article is supported by a methodology of cross analysis between theoretical bibliography and territorial documentary elements, which started of the investigation of how different morphological organizations and different spatial typologies have potential in the process of human and social improvement through the notion of an educating city. As a result of the territorial reading of local and multi-scale characteristics, it was possible to perceive the potential of public places as fundamental elements for the formation of citizens as community agents, based on the case study.
Keywords: Educating cities; Street pedagogy; Free spaces; Urban landscape; Jambeiro Park/ Campinas





Para citar essa obra:
SILVA, Juliana Damas C.; LUZ, Vera Santana; MERLIN, José Roberto; Parque Jambeiro/Campinas: rua, espaço e paisagem como possibilidades pedagógicas. In: RUA [online]. Volume 27, número 2 - e-ISSN 2179-9911 - Novembro/2021. Consultada no Portal Labeurb – Revista do Laboratório de Estudos Urbanos do Núcleo de Desenvolvimento da Criatividade.
http://www.labeurb.unicamp.br/rua/


DOI: https://10.20396/rua.v27i2.8667655

--------------------------------------------------------------------

*Arquiteta e Urbanista pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas. ORCID: https://orcid.org/0000-0001-5210-4184. E-mail: julianadamascs@gmail.com.
**Arquiteta e urbanista, Doutora pela FAU-USP. Professora Pesquisadora do Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo e da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Pontifícia Universidade Católica de Campinas. ORCID: https://orcid.org/0000-0001-6931-0574. E-mail: veraluz@puc-campinas.edu.br.
***Arquiteto e urbanista, Mestre e Doutor pela FAU-USP. Professor da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Pontifícia Universidade Católica de Campinas. ORCID: https://orcid.org/0000-0002-3286-2612. E-mail: jrmerlin@puc-campinas.edu.br.



REVIEW
resenha

ARTES
artes

artes

artes