O espaço urbano, o grafite e a identidade do sujeito catador

The urban space, the graffiti and the collector subject’s identity

Luciana Fracasse Stefaniu*
Luciana C. Ferreira Dias Di Raimo**

Considerando a problemática da constituição do sujeito no espaço urbano nos estudos de perspectiva discursiva, este trabalho busca refletir sobre os processos de textualização e circulação de carroças de catadores que foram repaginadas pelo projeto artístico “Pimp my carroça", idealizado pelo grafiteiro Tiago Mundano, que mescla a arte do grafite, crítica social e recursos de segurança. Buscamos compreender os efeitos de sentidos produzidos na/pela arte do grafite articulando o movimento do catador ao movimento da própria cidade.
Palavras Chave: grafite, cidade, discurso urbano, identidade do catador de recicláveis.

Considering the problem of the constitution of the subject in the urban space in discursive perspective studies, this paper seeks to reflect on the textualization processes and circulation collectors carts that were repaginate the artistic project "Pimp my cart," designed by graffiti artist Thiago Mundano that mixes graffiti art, social critique and security features. We try to understand the effects of meanings produced in / by the graffiti art that articulates movement of the collector to move the city itself.
Keywords: graffiti, city, urban discourse, collector of recyclable material´s identity.

STEFANIU, Luciana Fracasse; RAIMO, Luciana C. F. Dias Di; O espaço urbano, o grafite e a identidade do sujeito catador. In: RUA [online]. no. 22. Volume I - ISSN 1413-2109/e-ISSN 2179-9911 - Junho/2016. Consultada no Portal Labeurb – Revista do Laboratório de Estudos Urbanos do Núcleo de Desenvolvimento da Criatividade.

DOI: http://dx.doi.org/10.20396/rua.v22i1.8646064

*Doutora em Estudos da Linguagem pelo Programa de Pós-Graduação em Estudos da Linguagem (PPGEL), Universidade Estadual de Londrina (UEL), Paraná e pós doutoranda em Linguística pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Professora Adjunta B do Departamento de Letras (DELET) da Universidade Estadual do Centro-Oeste - UNICENTRO- PR. Endereço: Campus Santa Cruz: Rua Salvatore Renna - Padre Salvador, 875, Brasil, CEP 85015-430, Cx. Postal 730. Guarapuava - PR. E-mail: lufracasse@gmail.com
**Doutora em Lingüística Aplicada pelo Instituto de Estudos da Linguagem (IEL), Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Professora Adjunta do Departamento de Letras da Universidade Estadual de Maringá (UEM), Paraná. Endereço: Campus Sede (Maringá-PR): Av. Colombo, 5790, Jardim Universitário, Brasil. CEP 87020-900. Maringá - PR. E-mail: diaslucian@yahoo.com