Marcas da resistência nos muros da Universidade: pichações e seus efeitos

Traces of resistance on the walls of the University: unallowed graffiti and their effects

Érica Daniela de Araújo*





     

Resumo:

Neste artigo, analisamos, a partir da perspectiva teórica da Análise de Discurso, o funcionamento discursivo em duas pichações inscritas nos muros da Universidade Federal de Uberlândia, campus Santa Mônica. Buscamos compreender os possíveis efeitos de sentidos por elas produzidos, considerando sua constituição, formulação e circulação (Cf. ORLANDI, 2005b). Em nossa análise, essas pichações, escrituras da luta pelo pertencimento em uma sociedade de segregações e de exclusões, se marcam como formas de resistência ao já significado pelo discurso urbano (Cf. ORLANDI, 2004), dado que as posições-sujeito aqui analisadas questionam as evidências, jogam com o equívoco e expõem o não-dito.
Palavras Chave: Análise de Discurso; Cidade; Espaço urbano; Pichação; Resistência.



Abstract:

In this article, we aim at analyzing the discourse functioning of two graffiti sprayed, without permission, on the walls of the Federal University of Uberlândia, in Santa Mônica campus, from the theoretical perspective of the Analysis Discourse. We intend to understand the possible effects of meaning produced by them, considering their constitution, formulation and circulation (Cf. ORLANDI, 2005b). In our analysis, these graffiti are writings of the fight for belonging to a society full of segregation and exclusions and they are impressed as forms of resistance to the already meant urban discourse (Cf. ORLANDI, 2004), once the subject-positions we analyze here inquire the evidences, play with oversights and expose what has not been said.
Keywords: Discourse Analysis; City; Urban space; Graffiti; Resistance.





Para citar essa obra:
ARAÚJO, Érica Daniela; Marcas da resistência nos muros da Universidade: pichações e seus efeitos. In: RUA [online]. Volume 25, número 1 - e-ISSN 2179-9911 - Junho/2019. Consultada no Portal Labeurb – Revista do Laboratório de Estudos Urbanos do Núcleo de Desenvolvimento da Criatividade.
http://www.labeurb.unicamp.br/rua/


DOI: https://doi.org/10.20396/rua.v25i1.8654722

--------------------------------------------------------------------

*Professora no Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais, unidade Araxá-MG. Doutoranda no Programa de Pós-graduação em Estudos Linguísticos do Instituto de Letras e Linguística da Universidade Federal de Uberlândia. Membro do Grupo de Pesquisa Fotografia e Discurso e do Grupo de Estudo e Pesquisa em Linguagem e Subjetividade. ORCID: https://orcid.org/0000-0003-1023-4575. E-mail: ericadaniela_araujo@yahoo.com.br .