Notícias

Nesta seção encontram-se as principais notícias do primeiro semestre deste ano sobre as atividades do Laboratório de Estudos Urbanos. As notícias detalhadas, assim como a documentação (vídeos, fotos e publicações impressas, quando o caso) podem ser consultadas por meio do Portal do Labeurb ou no CEDU (Centro de Documentação Urbana).
Em junho, Cristiane Dias e Marcos Barbai participaram da 6ª edição do Encontro de Divulgação de Ciência e Cultura, a pesquisadora esteve presente na mesa “Sistemas afetados: comunicar-imbricar-transformar”, enquanto o pesquisador fez parte da mesa "Afetos em movimento - divulgações, proliferações e contaminações". O EDICC teve como tema “Afetos Políticos” e aconteceu entre os dias 5 e 6 de junho na Unicamp.

Já em maio, Carolina Rodríguez-Alcalá participou do Pint of Science, no evento internacional que acontece simultaneamente em 24 países; a pesquisadora falou sobre o papel histórico das línguas e das políticas linguísticas no processo de constituição dos Estados modernos. 

No mesmo mês, Cristiane Dias, Greciely Costa e Marcos Barbai organizaram o evento satélite “Discursos e saberes: práticas de análise e modos de compreensão do contemporâneo”, durante o ABRALIN50, em Macéio, Alagoas. Carolina Rodríguez-Alcalá participou do evento satélite. Também durante o ABRALIN50, Eni Orlandi ministrou a conferência “Nas fronteiras da linguagem, uma geração: da rebeldia e da responsabilidade”.

Também no mês de maio, foi realizado o Fórum “O Desastre na Mina Córrego do Feijão (MG): universidade e sociedade em busca de soluções", com a coordenação de Jefferson de Lima Picanço (IG), João Frederico da C.A Meyer (IMECC), José Mário Martínez (IMECC) e Claudia Pfeiffer (LABEURB), na Unicamp. O Fórum faz parte de uma das atividades do Grupo de Pesquisa e Ação em Conflitos, Riscos e Impactos Associados a Barragens (CRIAB) que conta com uma extensa equipe multidisciplinar que se mobilizou, inicialmente, em torno do desastre-crime em Brumadinho. Claudia Pfeiffer, Greciely C. Costa e Marcos Barbai fazem do CRIAB no grupo Temático Educação e Sociedade.

Em abril, foi realizado o evento "Laboratório, política e linguagem", no Labeurb. O evento contou com mesas temáticas cujo objetivo foi apresentar as pesquisas e os pesquisadores do Núcleo de Desenvolvimento da Criatividade (NUDECRI). A mesa Tecnologia, informação e comunicação contou com a participação de Cristiane Pereira Dias e Marcos Aurélio Barbai. Enquanto José Horta Nunes e Carolina Rodriguez-Alcalá fizeram parte da mesa Cultura científica, cidade e indicadores da ciência. Já Claudia Pfeiffer e Greciely Cristina da Costa estiveram presentes na mesa Escrita, cidade e política: práticas artísticas e científicas. O evento ainda contou com uma mesa sobre a história do Núcleo com Eduardo Guimarães e Carlos Vogt.

Ainda em abril, os coordenadores do Labeurb e do Labjor, Eduardo Guimarães e Carlos Vogt, junto com Eni Orlandi participaram do Oxidoc. No podcast os pesquisadores falaram sobre história do Nudecri e de seus laboratórios.
Em março, aconteceu o I Seminário "MeDiA - Memória, discurso e arquivo na constituição do digital". O objetivo do encontro foi apresentar as propostas de trabalho da equipe do projeto MeDia (CNPq Universal/processo n. 429789/2016-5) e teve a partipação de Carolina Rodriguez-Alcalá Claudia Pfeiffer Cristiane Dias, Eduardo Guimarães, Greciely Cristina Costa e Marcos Barbai

Em fevereiro, o programa Oxidoc contou com a participação de Cristiane Dias em que falou sobre a relação entre a linguagem, a cidade e a tecnologia. Também, em fevereiro, Carolina Rodriguez-Alcalá ministrou a palestra “Língua guarani na cultura urbana paraguaia” junto ao curso de Pós-Graduação Geografia, Cidade e Arquitetura da Escola da Cidade, em São Paulo.

Encerrando essa edição, trazemos a participação de Marcos Barbai, pesquisador do Labeurb, e Ana Laura Prates, psicanalista e pesquisadora-colaboradora do Labeurb no programa Oxidoc em dezembro. Nele os pesquisadores debateram o insulto, abordando o que ele é, como opera, como circula pela cidade, o que tem a ver com o ódio e o que tem a ver com o tempo em que vivemos. O radiodocumentário faz parte do projeto Narrando ciências, linguagens e comunicações, que tem o objetivo de divulgar as pesquisas do Laboratório de Estudos Avançados em Jornalismo (Labjor) e do Laboratório de Estudos Urbanos (Labeurb) e é desenvolvido pela aluna do Mestrado em Divulgação Científica e Cultural Beatriz Guimarães, sob a supervisão das pesquisadoras Simone Pallone e Claudia Pfeiffer, do Labeurb.