CLIQUE AQUI PARA EFETUAR SUA INSCRIÇÃO

III Seminário Memória, Discurso e Arquivo na constituição do digital

O III Seminário Memória, Discurso e Arquivo na constituição do digital foi cancelado, em virtude do protocolo adotado pela Unicamp relacionado à prevenção da disseminação do vírus COVID-19, com a suspensão das atividades presenciais da Universidade.

O projeto MeDiA, Memória, Discurso e Arquivo na constituição do digital (CNPq Universal/processo n. 429789/2016-5) desenvolve-se desde 2018 e se organiza em três eixos de trabalho: Eixo Aplicativo, Eixo Museu Digital da Leitura, Eixo Linkarium JR. Trata-se de um projeto interinstitucional que trabalha sobre a concepção teórica e prática do desenvolvimento de tecnologias digitais. Como desenvolver objetos digitais que deem conta de um modo de constituição do sujeito pelo digital? Tecnologias que não sejam somente utilitárias e segmentadas, mas que reflitam a complexidade da própria experimentação entre cidade, conhecimento e digital, três instâncias inseparáveis da vida contemporânea. Para tanto, esse projeto questiona: como o sujeito lê? Como o sujeito conhece os espaços das cidades por onde passa? Como ele faz seus percursos e o que ele vê nesses percursos? Como o sujeito faz buscas na internet? Que ligações e conexões ele faz por meio dos links nos quais ele clica? Nessa III edição do Seminário MeDiA, teremos a conferência da Profa. Marie-Anne Paveau (da Université Sorbonne Paris 13). Como parte do seminário também haverá uma Reunião Aberta, na qual os integrantes da equipe discutirão o desenvolvimento do app e do museu digital da leitura sobre os quais vêm se debruçando e os limites da interpretação no desenvolvimento desses artefatos.