CLIQUE AQUI PARA EFETUAR SUA INSCRIÇÃO

I Seminário do Arquivos de Saberes Linguísticos - Homenagem a Said Ali

Aproveitando a ocasião do centenário de publicação da 1ª parte da 1ª edição da Gramática Histórica da Língua Portuguesa de Said Ali e o seu aniversário de 160 anos, ambos em 2021, o evento Interinstitucional Unicamp/UFF/UERJ tem por objetivo, além de homenagear esse importante estudioso da linguagem, promover a escuta de reflexões que contemplem o processo de significação desse nome de autor e sua obra na (meta-)história dos estudos linguístico-gramaticais no/do Brasil.

PROGRAMAÇÃO

 

Conferência de abertura (8/11 - 15h00)

Conferencista: Eduardo Guimarães (Unicamp/Unemat)
Mediadora: Vanise Medeiros (UFF)

Mesa 1 – As (re)edições da Gramática Histórica de Said Ali (9/11 - 15h00)

Mediadora: Thaís Costa (Unicamp/UFF/UERJ)

José Carlos Azeredo (UERJ)
Mário Eduardo Viaro (USP) - (editor e adaptador da edição de 2001)

Mesa 2: Para uma história das ideias de Said Ali 1 (10/11 - 15h00)

Mediadora: Mariza Vieira (Unicamp)

Suzy Lagazzi (Unicamp)
Verli Petri (UFSM)
Gesualda Rásia (UFPR)

Mesa 3: Para uma história das ideias de Said Ali 2 (11/11 15h00)

Mediador: Luiz Francisco Dias (UFMG)

Claudia Pfeiffer (Unicamp)
Vanise Medeiros (UFF)
Thaís Costa (Unicamp/UFF/UERJ)
Michel Faria (Unicamp)
Ana Claudia Ferreira (Unicamp)
Amanda Scherer (UFSM)

Sessão de encerramento (12/11 15h00)

Significando a homenagem a Said Ali

 

 

 

 

 

Claudia Castellanos Pfeiffer (Unicamp)
Vanise Gomes de Medeiros (UFF)
Thaís de Araujo da Costa (UFF/Unicamp/UERJ)
Michel Marques de Faria (Unicamp)
Rafaela dos Santos Ribeiro (UFF)
Jorge de Moraes Abrao (Unicamp)
Fábio Francisco Bastos (Unicamp)                                                       

Amanda E. Scherer - Professora Titular de Linguística do Departamento de Letras Clássicas e Linguística da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Pesquisadora do Laboratório Corpus (UFSM) e professora do Programa de Pós-Graduação em Letras da UFSM. Possui doutorado em Linguística, Semiótica e Comunicação pela Université de Franche-Comté e pós-doutorado pela Université de Rennes 2, França. Tem experiência na área de Linguística com ênfase em Análise de Discurso e História das Ideias Linguísticas trabalhando com o tema: sujeito, língua e memória. Atualmente, é Coordenadora Geral do Espaço Multidisciplinar de Pesquisa e Extensão da UFSM - Silveira Martins.
Ana Cláudia Fernandes Ferreira é docente do Departamento de Linguística do Instituto de Estudos da Linguagem da Unicamp. Desenvolve pesquisas inscritas em uma perspectiva discursiva da História das Ideias Linguísticas sobre o papel fundador da linguagem na constituição de saberes e de tecnologias. Essas pesquisas tomam como objeto privilegiado a constituição e a divisão de saberes linguísticos na história, incluindo aí os saberes linguísticos cotidianos, considerando seus percursos de identificação e/ou nomeação articulados a processos de institucionalização, divisão de sentidos, domesticação e resistência.
Claudia Regina Castellanos Pfeiffer é pesquisadora (PqB) do Laboratório de Estudos Urbanos do Nudecri da UNICAMP. Especializada em Análise de Discurso, atua, principalmente, nas seguintes linhas: saber urbano e linguagem, políticas públicas, história das ideias linguísticas e divulgação científica. É docente credenciada, como professor pleno na área da História das Ideias Linguísticas do Programa de Pós-Graduação em Linguística no IEL/Unicamp. Coordena, desde 2004, junto com Carlos Corrêa da Faculdade de Ciências Médicas da Unicamp, o Grupo Interdisciplinar de Pesquisa em Políticas em Saúde, credenciado no Diretório do CNPq.
Eduardo Guimarães - é professor titular de semântica do IEL da Unicamp, pesquisador do Laboratório de Estudos Urbanos, professor visitante da Unemat e pesquisador do CNPq. Nascido no Prata-MG fez sua graduação em Letras na Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras Santo Tomás de Aquino de Uberaba; doutorou-se pela USP (1979); foi professor visitante na UBA (Argentina) e em Paris III (França); coordenou projetos entre universidades no Brasil e entre universidades brasileiras e latino-americanas e entre universidades brasileiras e europeias. Desenvolve pesquisas nas áreas de semântica da enunciação, história das ideias linguísticas, e saber urbano e linguagem. Dedica-se ao estudo dos nomes (sua designação) e da argumentação, e à análise de textos a partir da semântica. Tem trabalhado com a história dos estudos do Português, com a análise de noções e conceitos como civilização, internacional, progresso, empréstimo e história, e com a política de línguas. Foi presidente e tesoureiro da Associação Nacional de Pós-graduação em Letras e Linguística e Conselheiro da ABRALIN. Publicou, entre outros livros, Texto e Argumentação; Semântica do Acontecimento; História da Semântica: Sujeito, Sentido e Gramática no Brasil; Análise de Texto; Semântica: Enunciação e Sentido.
Eni Puccinelli Orlandi - possui graduação em Letras pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Araraquara (1964), mestrado em Linguística pela Universidade de São Paulo (1970), doutorado em Linguística pela Universidade de São Paulo e pela Universidade de Paris/Vincennes(1976). Pesquisadora do Laboratório de Estudos Urbanos - Nudecri/Unicamp, professora colaboradora do IEL da Universidade Estadual de Campinas e, atualmente, também professora visitante da UNEMAT, credenciada no ProfLetras e no Programa de Linguística. Tem experiência na área de Linguística, com ênfase em Teoria e Análise Linguística, atuando principalmente nos seguintes temas: análise de discurso, linguística, epistemologia da linguagem, história das ideias linguísticas, história das ideias discursivas, e jornalismo científico. É autora de livros como: As formas do silêncio (1992, reeditado em 2015, vencedor do prêmio Jabuti), Discurso em Análise (2012), Eu, tu, ele (2017). É pesquisadora 1A do CNPq.
Gesualda dos Santos Rasia é gaúcha radicada em Curitiba, tem formação em Letras na Universidade Regional do Noroeste do RS e Doutorado em Letras na UFRGS. Sua experiência começa na sala de aula da Educação Básica e se consolida na Educação Superior, estando atuando no campo do Ensino já há 34 anos. Seus interesses de pesquisa convergem para as relações entre o texto e o discurso, discursos sobre a negritude e discursos midiácos. É coordenadora do Grupo de Pesquisas do Texto e do Discurso, na UFPR, Grupo este interinstucional, em parceria com a UNICENTRO, e membro do Grupo de Estudos História das Ideias, sediado na UFRGS. Atualmente é vice-coordenadora do PPG-Letras da UFPR e presidente do Círculo de Estudos Linguísticos do Sul do Brasil-CELSUL, biênio 2021-2022.
José Carlos de Azeredo é doutor em Letras pela UFRJ e pós-doutor pelo LAEL da PUC-SP. Docente aposentado da UFRJ, atualmente é professor associado do Instituto de Letras da UERJ. Foi bolsista do programa Prociência (FAPERJ-UERJ) e Pesquisador 2 do CNPq por nove anos. Coordenou o Mestrado em Língua Portuguesa da UERJ no biênio 1999-2000 e organizou os volumes Língua Portuguesa em Debate (Vozes: 2000) e Letras e Comunicação: uma parceria no ensino de língua portuguesa (Vozes: 2001). Obras publicadas: Iniciação à sintaxe do português (J. Zahar/1990), Fundamentos de gramática do português (J. Zahar/2000), Ensino de Português: fundamentos, percursos, objetos (J.Zahar/2007), Gramática Houaiss da Língua Portuguesa (Publifolha/2009), Gramática comparativa Houaiss: quatro línguas românicas (Publifolha/2010) – cuja redação dividiu com Ana Maria Brito (Universidade do Porto), Birger Lohse (Universidade de Copenhague) e Godofredo de Oliveira Neto (UFRJ) –, Dicionário Houaiss de conjugação de verbos (Publifolha/2012), A linguística, o texto e o ensino da língua (Parábola/2018).
Luiz Francisco Dias - Professor Titular da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e pesquisador bolsista do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). Possui doutorado em Linguística pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Desenvolve pesquisas em semântica e em história das ideias linguísticas. É autor das obras Os sentidos do idioma nacional (1995) e Enunciação e relações linguísticas (2018), ambas publicadas pela Pontes Editores.
Mário Eduardo Viaro é professor livre-docente da área de Filologia e Língua Portuguesa (DLCV/FFLCH/USP), com pós-doutorado pela Universidade de Coimbra. Orienta nas especialidades "Etimologia da Língua Portuguesa" e "Morfologia Histórica do Português". Bolsista PQ-1D pelo CNPq com a pesquisa "O legado de Jerônimo Cardoso: descrição e etimologia do português do séc XVI". Colaborador como redator na equipe "Iberoromania" do projeto DÉRom/ATILF-Nancy. Coordenador do grupo de pesquisa Morfologia Histórica do Português (www.usp.br/gmhp), cadastrado no CNPq. Fundador do Núcleo de apoio à pesquisa em Etimologia e História da Língua Portuguesa (NEHiLP), ligado à pró-Reitoria de Pesquisa, da USP em 2012 e atual vice-coordenador. Tradutor juramentado de língua romena pela Junta Comercial do Estado de São Paulo (JUCESP). Membro correspondente pelo Estado de São Paulo pela Academia Brasileira de Filologia (ABRAFIL).
Mariza Vieira - Mestre em Linguística pela Universidade de Brasília, doutora em Linguística/Análise de Discurso pela Universidade Estadual de Campinas, com pós-doutorado na École Normale Supérieur Lettres & Sciences Humaines de Lyon/França em História das Ideias Linguísticas; professora aposentada e, atualmente, pesquisadora vinculada ao Laboratório de Estudos Urbanos do Núcleo de Criatividade da Universidade Estadual de Campinas. Seus objetos de estudo concentram-se em escolarização do português, alfabetização, políticas públicas de línguas (marizavs@uol.com.br).
Michel Marques De Faria - Doutorando em Linguística pela UNICAMP. Mestre em Linguística pela mesma universidade. Graduado em Português/Italiano pela UFF. É pesquisador do grupo de pesquisa CoLHIBri (O Cotidiano na História das Ideias Linguísticas). Dedica-se ao ensino de língua portuguesa na educação popular. Possui como áreas de interesse a Análise de Discurso materialista e a História das Ideias Linguísticas.
Suzy Lagazzi - Professora Colaboradora do Departamento de Linguística do IEL, atua nas áreas de Análise do Discurso e História das Ideias Linguísticas. Em seu percurso de pesquisa, a temática da institucionalização e legitimação da linguística no Brasil tem especial ênfase, assim como as relações político-jurídicas constitutivas do social. Em suas análises mais recentes tem se dedicado a compreender processos discursivos que enfocam o social em suas diferenças constitutivas, em composições materiais diversas, com especial interesse em produções fílmicas e fotografias. Integra o Centro de Pesquisa PoEHMaS (IEL/Unicamp) e lidera, no CNPq, os grupos de pesquisa O discurso nas fronteiras do social: diferentes materialidades significantes e tecnologias de linguagem, em parceria com Guilherme Adorno de Oliveira, e Linguagem e cinema: o gesto em foco, em parceria com Igor Capelatto.
Thaís De Araujo Da Costa - Professora Adjunta de Língua Portuguesa da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). É pós-doutoranda em História das Ideias Linguísticas no Programa de Pós-Graduação em Estudos da Linguagem da Universidade Federal Fluminense (UFF), sob a supervisão de Vanise Medeiros, e pesquisadora colaboradora no Programa de Pós-Graduação em Linguística da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), sob a supervisão de Claudia Pfeiffer. Possui doutorado em Estudos da Linguagem pela UFF. Desenvolve pesquisa em Análise de Discurso e História das Ideias Linguísticas e é autora do livro Discurso Gramatical Brasileiro: permanências e rupturas, publicado pela Pontes editores em 2019.
Vanise Gomes De Medeiros - Professora associada da UFF, com pós-doutorado pela Sorbonne Nouvelle Paris III. Bolsista do CNPq e Cientista do Nosso Estado (FAPERJ). Coordenadora do Grupo Arquivos de Língua (GAL) em parceria com Phellipe Marcel e uma das coordenadoras do Laboratório Arquivos do Sujeito (LAS) da UFF. Tem experiência na área de Letras, atuando em Análise de Discurso e História das Ideias Linguísticas. E-mail: vanisegm@yahoo.com.br.
Verli Petri é professora associada da Universidade Federal de Santa Maria (DLV) e é orientadora de trabalhos de iniciação científica, mestrado e doutorado (PPGL). Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Análise de Discurso e História das Ideias Linguísticas. É a líder do Grupo de Estudos Palavra, Língua e Discurso - PALLIND. É pesquisadora do Laboratório Corpus e do Centro de Documentação e Memória . É bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq - PQ2.