LABEURB ->

III Jornada Internacional de Análise de Discurso e Psicanálise


A III Jornada Internacional de Análise de Discurso e Psicanálise aceitará comunicações orais, promovendo um ambiente dinâmico para apresentações e debates, com foco no intercâmbio entre os participantes.

O Laboratório de Estudos Urbanos (LABEURB/NUDECRI) e o Instituto de Estudos da Linguagem (IEL) organizam a III Jornada Internacional de Análise de Discurso e Psicanálise, com o tema “Mal-Estar Ambiental?”, promovendo um espaço de discussão e encontro entre a Análise de Discurso e a Psicanálise. A III JIAPD acontece nos dias 17 e 18/11/25, no IEL/Unicamp (Instituto de Estudos da Linguagem), e contará com conferências, mesas-redondas, simpósios e um minicurso.

Argumento

O nosso futuro, o futuro do mundo, tem se mostrado acelerado e catastrófico. As mudanças climáticas e crises ambientais são as urgências da época. A ação humana no planeta, muitas vezes nomeada como desenvolvimento e/ou progresso, tem afetado significativamente nossa vida psíquica e social. A interferência destruidora no meio ambiente e ações para se dominar, calcular, limpar, ordenar e medir a natureza são alçadas à condição de exigências culturais. O mundo civilizado é medido, na maior parte das vezes, por seu domínio da natureza: “reconhecemos o alto nível cultural de um país quando vemos que nele se cultiva e adequadamente se providencia tudo o que serve para a exploração da Terra pelo homem e para a proteção dele frente às forças da natureza”, assinalava Freud também em O mal-estar na civilização.

O sofrer nos ameaça a partir de três lados: do próprio corpo, que, fadado ao declínio e à dissolução, não pode sequer dispensar a dor e o medo, como sinais de advertência; do mundo externo, que pode se abater sobre nós com forças poderosíssimas, inexoráveis, destruidoras; e, por fim, das relações com os outros seres humanos. O sofrimento que se origina desta fonte nós experimentamos talvez mais dolorosamente que qualquer outro; tendemos a considerá-lo um acréscimo um tanto supérfluo, ainda que possa ser tão fatidicamente inevitável quanto o sofrimento de outra origem.

O próprio corpo, a natureza, e o homem ele mesmo estão no âmago da causa do sofrimento. Dessas três fontes, desses três lados do sofrimento, nos interessa aqui aquele que é causado pelas forças da natureza. Isso não se faz à revelia da ação humana no mundo. Frente ao clima, às fontes da natureza, as florestas, rios, montanhas, o homem julga necessitar “da aparência de controle e de certeza dos sentidos”, como enfatiza Eni Orlandi em Discurso fundador: a construção imaginária do país, de 1993. Assim, inserimos uma questão fundamental de nossa proposta: como refletir sobre as forças desorganizadoras do clima num mundo que se pretende semanticamente normal?

A nossa ideia neste evento é de reunir pesquisadores nacionais e internacionais para fomentar um debate inédito no campo da psicanálise e da análise de discurso: refletir sobre o sofrimento que as crises climáticas têm causado no mundo. Chuvas, inundações, degelo, seca, vento, tempestade, calor, frio, são significantes que têm se revestido hoje do sentido de tragédia. Que deslizamentos, que deslocamentos, que transfiguração dos sentidos têm sofrido esses termos tão estabilizados na vida humana? Nós sabemos que aquilo que estrutura o ambiente é um trabalho do registro do imaginário: “a organização dos sentidos é um trabalho ideológico”, ainda segundo Orlandi, e acrescentaríamos, do inconsciente.

Frente ao sofrimento da vida humana, na cidade e no campo, desejamos com este evento debater os processos de instituição de sentidos de mal-estar climático, a territorialização do sofrimento da vida psíquica. Nos interessa a dimensão do acontecimento das mais difíceis de se trabalhar: o nonsense, o sem-sentido, que tem muitas vezes atravessado os eventos climáticos que sacodem o planeta Terra a todo instante.

Bibliografia

FREUD, Sigmund. Mal-estar na civilização. (Companhia das Letras, Vol. 18). Tradução: Paulo Cesar Lima de Souza. São Paulo: Companhia das Letras, 2010. (originalmente publicado em 1930).
ORLANDI, Eni Puccinelli (org.). Discurso fundador: a formação do país e a construção da identidade nacional. Campinas: SP, Pontes, 1993.

Programação

LOCAL: Instituto de Estudos da Linguagem - IEL

17/11/25

  • 09:00 – Abertura
  • 09:30 – Conferência de Abertura
    O Mal-estar da civilização - o sofrimento psíquico e as crises climáticas
    Vanina Muraro (UBA)
    Debatedora: Ana Laura Prates (FCL-SP)
  • 13:30 – Mesa-redonda
    Que arte para o fim dos tempos
    Tyara Veriato Chaves (UNICAMP), Telma Domingues da Silva (Estação Psicanálise), Pedro de Souza (UFF), Lucília Maria Abrahão e Sousa (USP)
  • 15:30 – Minicurso
    Gabriel Lombardi (UBA), “A atualidade do Mal-estar na civilização”on-line
  • 17:00 – Mesa-redonda
    Capitalismo e produção dos vivos e dos mortos
    Fabiana Rousseaux (TeCMe), Fernando Hartmann (UFRGS) , Susana Dias (UNICAMP)

18/11/25

  • 08:30 – Simpósio Temático
    Testemunho, trauma e mal-estar ambiental
    Debatedoras: Aline Fernandes de Azevedo (UNIFRAN), Renata Carreon (LABJOR)
  • 08:30 – Simpósio Temático
    Mal-estar na natureza: efeitos de circulação do ‘fim do mundo’
    Debatedoras: Paula Chiaretti (UNICAMP/USP), Claudia Pfeiffer (LABEURB), Carolina Rodríguez (LABEURB)
  • 08:30 – Simpósio Temático
    O discurso ambiental: os lixos, seus impasses e seus destinos
    Debatedores: Renata Barros (UNICAMP), Edmundo Gasparini (UFSJ)
  • 10:45 – Conferência a três vozes
    Rebeldia e revolta em tempos de catástrofes climáticas
    Bethânia Mariani (UFF), Suely Aires (UFBA), Cristiane Dias (UNICAMP)
  • 14:30 – Mesa-redonda
    Colonização e Descolonização: biopolítica, enunciação, inconsciente
    Marcelo Raffin (UBA), Fábio Ramos Barbosa Filho (UFRGS), Guillermo Milán (UDELAR)
  • 16:30 – Conferência de Encerramento
    Eni Orlandi (UNICAMP)
    Apresentação e debate: Greciely Costa (UNICAMP)
Aline Fernandes de Azevedo Bocchi - É professora pesquisadora permanente do Programa de Pós-Graduação em Linguística da Universidade de Franca, vice-líder do GTeDi. Participa das Formações Clínicas do Fórum do Campo Lacaniano-SP. Possui experiência nas áreas de Linguística, com ênfase em Análise de Discurso, atuando principalmente com os seguintes temas: corpo, feminino, infância, maternidade, testemunho e psicanálise.
-
Bethânia Mariani - É professora titular (40H - DE), concursada em 1992, do Departamento de Ciências da Linguagem da Universidade Federal Fluminense. É especialista em Análise do Discurso e em História das Idéias Linguísticas e tem como principais áreas de interesse o discurso político, discurso jornalístico, políticas linguísticas e a discursividade no testemunho. É bolsista de produtividade científica do CNPq (nível 1B) e bolsista Cientista do Nosso Estado pela FAPERJ (terceira vez).
-
Carolina Rodríguez-Alcalá - É pesquisadora no Laboratório de Estudos Urbanos (Labeurb/Nudecri), da Universidade Estadual de Campinas, e professora no Departamento de Linguística do Instituto de Estudos da Linguagem da mesma universidade. Atua nas áreas de Análise do Discurso, História das Ideias Linguísticas e Saber Urbano e Linguagem.

-
Claudia Regina Castellanos Pfeiffer - Desde 1996, exerce suas atividades científico-acadêmicas no Laboratório de Estudos Urbanos (LABEURB/NUDECRI/UNICAMP), na carreira de Pesquisador da Universidade Estadual de Campinas - Carreira Pq, antiga carreira TPCT. Em 2023, ascendeu ao último nível da carreira, tornando-se pesquisadora Pq A. Especializada em Análise de Discurso, atua, principalmente, nas seguintes linhas: saber urbano e linguagem, história das ideias linguísticas, políticas públicas, divulgação científica. É docente credenciada, como professor pleno, na área da história das ideias linguísticas do programa de pós-graduação em Linguística no IEL/Unicamp, desde 2003.
-
Cristiane Pereira Costa Dias - É pesquisadora do Laboratório de Estudos Urbanos - Labeurb-Nudecri/Unicamp, docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Divulgação Científica e Cultural (PPG-DCC - LABJOR/IEL) e da Especialização em Jornalismo Científico (LABJOR/DPCT-IG e DM/IA). É docente colaboradora do Programa de Pós-Graduação em Linguística (IEL). É Membro Associado do Laboratório Pléiade - Paris 13. É coordenadora do NUDECRI - Núcleo de Desenvolvimento da Criatividade. Tem experiência na área de Linguística, com ênfase em Análise do Discurso, atuando principalmente na área do discurso digital e novas tecnologias de linguagem. -
Eni Orlandi - Foi docente na USP de 1967 a 1979, onde ensinou Filologia Românica, Lingüística, Sociolingüística e Análise do Discurso Pedagógico. De 1971 a 1974 ministrou a disciplina de análise de discurso no curso de especialização em tradução na PUC/Campinas. Atuou como docente do Departamento de Lingüística do IEL, na Unicamp, de 1979 a 2002. Implantou e coordenou o Programa de pós-graduação em Ciências da Linguagem da Universidade do Vale do Sapucaí, de 2002 a 2018. É pesquisadora do Laboratório de Estudos Urbanos da Unicamp, e professora colaboradora do IEL da Universidade Estadual de Campinas. Atualmente é professora visitante da UNEMAT, atuando no ProfLetras e em Linguística. Tem experiência na área de Linguística, com ênfase em Teoria e Análise Lingüística, atuando principalmente nos seguintes temas: análise de discurso, linguística, epistemologia da linguagem, história das ideias linguísticas, história das ideias discursivas, e jornalismo científico. É pesquisadora 1A do CNPq.
-
Lucília Maria Abrahão e Sousa - Docente na Universidade de São Paulo, onde deu aulas e orientou alunos de graduação, mestrado e doutorado, além de supervisionar pós-doutorados, por mais de duas décadas; no momento, aposentada. Coordenou o Grupo de Pesquisa Discurso e memória: movimentos do sujeito, cadastrado junto ao Diretório de Grupos do CNPQ. Especialista em Análise do Discurso e psicanálise. Psicanalista membro do Fórum do Campo Lacaniano de São Paulo. Atualmente é uma das coordenadoras da Rede de Pesquisa Luto e Melancolia com Lauro Baldini no Fórum da Região Metropolitana de Campinas, e, com Glaucia Nagem. da Rede de Pesquisa Da língua dalíngua daqui de lá lalala no Fórum São Paulo.
-
Mónica G Zoppi Fontana - É professora Titular do Departamento de Linguística, do Instituto de Estudos da Linguagem da Universidade Estadual de Campinas, atuando nos cursos de graduação e pós-graduação. Tem experiência docente e em pesquisa na área de Linguística, com ênfase nas especialidades de Semântica da Enunciação, Análise do Discurso e Políticas Linguísticas. É pesquisadora associada do Laboratório de Estudos Urbanos (LABEURB), NUDECRI/UNICAMP e participa do quadro docente do Mestrado Multidisciplinar em Jornalismo Científico e Cultural, IEL/LABJOR, UNICAMP.
-
Paula Chiaretti - Psicóloga e Psicanalista. Membro do Inclipp - Instituto de Clínica e Pesquisa em Psicanálise. Participante do grupo de pesquisa NEIA - Núcleo de Estudos em Inteligência Artificial da Universidade Estadual de Campinas (sob coordenação de Greciely Costa e Cristiane Dias). Possui Graduação em Psicologia, Mestrado e Doutorado em Ciências, pelo Programa de Psicologia da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto
-
Pedro de Souza - Possui graduação em pela Universidade Metodista de São Paulo (1979), mestrado em Língua Portuguesa pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1987) e doutorado em Lingüística pela Universidade Estadual de Campinas (1993). Atualmente é professor titular da Universidade Federal de Santa Catarina. Tem experiência na área de Lingüística, com ênfase em Teoria e Análise Lingüística, atuando principalmente nos seguintes temas: discurso, enunciacao, subjetividade, escrita e voz.
-
Renata de Oliveira Carreon - Professora permanente do Mestrado em Divulgação Científica e Cultural (MDCC) - LABJOR. Pós-doutorado (2025) em Linguística na Universidade Estadual de Campinas (Labeurb/Unicamp - FAPESP processo 2021/07055-1) sob a supervisão da Profa. Dra. Cristiane Dias. Mestrado (2013) e Doutorado (2018) pelo Programa de Pós-Graduação em Linguística (PPGL - CAPES) da UFSCar sob orientação do Prof. Dr. Roberto Baronas. Estágio doutoral em Buenos Aires (UBA - Argentina) com o Prof. Dr. Mariano Dagatti (CAPES/PDSE).
-
Susana Oliveira Dias - Atualmente é pesquisadora (Pq A) do Laboratório de Estudos Avançados em Jornalismo da Unicamp (Labjor), é professora do curso de Mestrado em Divulgação Científica e Cultural (MDCC) do Labjor-IEL-Unicamp. É líder do grupo de pesquisa multiTÃO: prolifer-artes sub-vertendo ciências e educações. É coordenadora, desde 2014, da rede latino-americana Rede de Divulgação Científica e Mudanças Climáticas (Rede DCMC), junto com Renzo Taddei (Unifesp). É editora da revista de ciência e arte ClimaCom <http://climacom.mudancasclimaticas.net.br>
-
Telma Domingues da Silva - Atuou como Professora adjunta da Universidade do Vale do Sapucaí e Professora Permanente do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Linguagem. Tem experiência na área de Linguística, com ênfase em Teoria Linguística, atuando principalmente nos seguintes temas: discurso jornalístico, discurso ambiental, saber urbano. É psicanalista do Coletivo “Estação Psicanálise de Campinas”.
-
Tyara Veriato Chaves - É Pesquisadora Colaboradora do Programa de Pós-graduação em Linguística do Instituto de Estudos da Linguagem (IEL/Unicamp/CNPq). Possui graduação em Publicidade e Propaganda pelo Instituto de Educação Superior da Paraíba (2006), mestrado no Instituto de Estudos da Linguagem da Universidade Estadual de Campinas (IEL- UNICAMP/2015) e é doutora pela mesma universidade (2020). Tem experiência na área de Linguística, com ênfase em Análise do Discurso, Semântica e História das Ideias Linguísticas, trabalhando as relações entre linguagem, violência, militância política, literatura, estéticas, cultura e gênero. É pesquisadora do Grupo de Estudos e Pesquisas em Discurso, Interseccionalidade e Subjetivações (GEPEDIS-UFMA/CNPQ) e do Grupo de Pesquisa Mulheres em Discurso (MulherDis/Unicamp-CNPq) e membro do Centro de Pesquisa PoEHMaS (Política, Enunciação, História, Materialidades, Sexualidades).
-

Submissão de Trabalho

Submissão de propostas: de 19 de setembro a 20 de outubro de 2025

Respostas do aceite: 24 de outubro de 2025

A III Jornada Internacional de Análise de Discurso e Psicanálise aceitará até 24 comunicações orais, promovendo um ambiente dinâmico para apresentações e debates, com foco no intercâmbio entre os participantes. As inscrições são gratuitas.

A III JIAPD aceita propostas de apresentações individuais ou em coautoria, limitando cada participante a uma única submissão, seja como autor(a) ou coautor(a). A coautoria é restrita a dois comunicadores(as). As propostas devem estar alinhadas a um dos três simpósios temáticos do evento.

Simpósios Temáticos

Simpósio 1: Testemunho, trauma, crise climática e mal-estar ambiental

Simpósio 2: Mal-estar na natureza: efeitos de circulação dos discursos do ‘fim do mundo’

Simpósio 3: O discurso ambiental: os lixos, seus impasses e seus destinos

Submissão de Trabalhos

As submissões devem incluir um resumo de 250 a 300 palavras, contendo objetivos, perspectiva teórica, corpus (quando pertinente), procedimentos metodológicos e resultados parciais ou finais. Além disso, devem ser indicadas de 3 a 5 palavras-chave. Os trabalhos serão apresentados no formato de comunicação oral em simpósios temáticos, com sessões de 2 horas, sendo 15 minutos para apresentação e 10 minutos para debate, conduzido por um(a) docente convidado(a) pela Comissão Organizadora.

Avaliação

Todos os resumos submetidos serão avaliados por um comitê científico, que determinará a aprovação ou rejeição do trabalho. Os pareceres serão enviados aos autores conforme o cronograma do evento. A Comissão Organizadora fornecerá um projetor para as apresentações, cabendo aos comunicadores(as) a responsabilidade por seu material e computador.

Critérios de Seleção

  • Pesquisas em andamento ou concluídas de iniciação científica, mestrado ou doutorado.
  • Alinhamento do resumo com os simpósios temáticos do evento.
  • Incentivo à apresentação de comunicações em coautoria.

LANÇAMENTO DE LIVRO

III JORNADA INTERNACIONAL DE ANÁLISE DE DISCURSO E PSICANÁLISE: MAL-ESTAR AMBIENTAL?
comunica a abertura das inscrições para a sessão de lançamentos de livros e periódicos, a ocorrer na modalidade presencial.

Informações do Evento
  • Prazo final para inscrição: 19/10/2025
  • Data da sessão de lançamentos: A definir
  • Local: A definir
Procedimentos para Inscrição das Obras
  1. A(o) proponente deverá realizar seu cadastro geral no sistema do Labeurb.
  2. Após o cadastro geral, acessar a Área Restrita do Inscrito no sistema com login e senha e indicar a opção de "registro de livros e/ou revistas para Lançamento".
  3. Enviar para cada obra/título:
    • Título
    • Capa da obra inscrita (imagem em JPG/JPEG, fundo branco, dimensões 400x400 px)
    • Autor(a)/es
    • Sinopse
    • Editora
    • Link (caso seja e-book)
Observações Adicionais
  1. A quantidade de exemplares para o Lançamento depende da expectativa e planejamento de cada autor(a) ou editora.
  2. O transporte dos livros é de responsabilidade de autores(as) ou editoras.
  3. Para obras on-line, será disponibilizado um projetor.
  4. A inscrição de livros e periódicos para a sessão de lançamentos será gratuita.
Procedimentos para o Dia do Lançamento
  1. O lançamento somente será permitido no espaço indicado e delimitado pela Organização.
  2. Cada autor(a) ou expositor(a) terá uma mesa e uma cadeira para apoio ao lançamento de seu título.
  3. A comercialização das obras é de responsabilidade exclusiva de autores(as) ou editoras vinculadas.

Comissão Organizadora

Presidentes da Comissão Organizadora

  • Lauro Baldini
  • Marcos Aurelio Barbai

Membros da Comissão Organizadora

  • Alessandra Stefanello
  • Amanda Santos Oliveira
  • Amani Musstafa Zoghbi
  • Ana Elisa Volpato Ortolano
  • Ana Laura Prates
  • Cicero Costa Villela
  • Daniel Mondoni
  • Elisa Mara do Nascimento
  • Iara Bastos Campos
  • Jorge Antonio De Moraes Abrao
  • Julia Mendes Carrenho
  • Kelly Cristina Garcia de Macedo Alcantara
  • Leonardo Coutinho Rodrigues
  • Letícia Rafaela Aristeu de Queiroz
  • Marcel Delfino Carvalho de Souza
  • Marcelo Rodrigues Santos de Souza
  • Nathalia Alex Soares Silva
  • Raija de Camargo Silva
  • Verena Barros Hauschild
  • Vitor Bicudo Oliva
  • Viviane Aparecida Carvalho

Comitê Científico

  • Aline Fernandes de Azevedo Bocchi
  • Ana Laura Prates Pacheco
  • Bethânia Sampaio Correa Mariani
  • Carolina Maria Rodrigues Zuccolillo
  • Claudia Regina Castellanos Pfeiffer
  • Cristiane Pereira Dias
  • Fabio Ramos Barbosa Filho
  • Greciely Cristina da Costa
  • Lucilia Maria Abrahão e Sousa
  • Mónica Graciela Zoppi Fontana
  • Paula Chiaretti
  • Pedro de Souza
  • Renata Chrystina Bianchi de Barros
  • Renata de Oliveira Carreon
  • Susana Oliveira Dias
  • Telma Domingues Da Silva
  • Tyara Veriato Chaves

APOIO

  • CAPES
  • Programa de Pós-Graduação em Linguística
  • Programa de Pós-Graduação em Divulgação Científica e Cultural
  • LABEURB
  • NUDECRI
  • IEL
  • PSIPOLIS