Narrando ciências, linguagens e comunicações: Reportagens em som e texto a partir do conhecimento produzido no Núcleo de Desenvolvimento da Criatividade (Nudecri/Unicamp)

O projeto mídia ciência da Fapesp, desenvolvido pela bolsista Beatriz Guimarães de Carvalho, sob supervisão de Simone Pallone de Figueiredo e Claudia Castellanos Pfeiffer, tem o objetivo de investigar, narrar, discutir e divulgar o conhecimento produzido no Núcleo de Desenvolvimento da Criatividade (Nudecri), da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), por meio de seus dois laboratórios: o Laboratório de Estudos Urbanos (Labeurb) e o Laboratório de Estudos Avançados em Jornalismo (Labjor) sob a forma de audiodocumentários. Até o momento foram publicados três programas:

Oxidoc: Estranha célula das entranhas.
Lançado em 20 de setembro de 2018. Nesse programa a repórter conversa com a antropóloga Daniela Manica, pesquisadora do Labjor, para entender as relações entre gênero, menstruação e ciência. Daniela tem investigado as interseções entre corpo e ciência, a partir da perspectiva antropológica, ao longo de toda a sua carreira. Atualmente desenvolve pesquisas em parceria com duas cientistas do Laboratório de Cardiologia Celular e Molecular do Instituto de Biofísica Carlos Chagas Filho, da Universidade Federal do Rio de Janeiro. São elas Regina Goldenberg e a Karina Asensi, pioneiras no uso de células do sangue menstrual (CeSaM) em pesquisas com células-tronco. A repórter fez uma visita ao laboratório para conhecer as CeSaM, seu potencial e os desafios que elas enfrentam para serem reconhecidas como boas aliadas do conhecimento e da experimentação.

Link: http://oxigenio.comciencia.br/oxidoc-estranha-celula-das-entranhas/

Oxidoc: Dados em jogo

Lançado em 30 de outubro de 2018. O tema desse audiodocumentário é o grande sistema de vigilância e extração de dados na internet, no qual estamos todos cada vez mais inseridos. O programa discute os riscos, as complexidades e as possibilidades de resistência a essas vigilâncias tão silenciosas – incluindo um artefato caseiro para bloquear o rastreio de celulares, que a repórter se arrisca a produzir. Os entrevistados são Marta Kanashiro e Leonardo Cruz, integrantes do grupo de pesquisa Informação, Comunicação, Tecnologia e Sociedade, sediado no Labjor.

Link: http://oxigenio.comciencia.br/oxidoc-dados-em-jogo/

Oxidoc: Boca suja

Lançado em 28 de novembro de 2018. O terceiro programa tratou do insulto, abordando o que ele é, como opera, como circula pela cidade, o que tem a ver com o ódio e o que tem a ver com o tempo em que vivemos. Os entrevistados são Marcos Barbai, pesquisador do Labeurb, e Ana Laura Prates, psicanalista e pesquisadora-colaboradora do Labeurb. Também fazem parte da narrativa relatos enviados por diferentes pessoas que passaram por situações envolvendo insultos, seja na posição de insultado ou insultador.

Link: http://oxigenio.comciencia.br/oxidoc-boca-suja/