Em sessão ordinária realizada nesta terça-feira, 25 de novembro, o Conselho Universitário (Consu) da Unicamp aprovou a concessão de títulos honoríficos a três docentes de trajetória marcante na instituição: Eni de Lourdes Puccinelli Orlandi (Labeurb e IEL), Claudia Thereza Guimarães de Lemos (IEL) e Alvaro Penteado Crósta (IG).
Durante a sessão, o reitor Paulo Cesar Montagner ressaltou que, às vésperas dos 60 anos da Universidade, homenagear figuras decisivas para sua consolidação é um gesto de reconhecimento e memória institucional. “Essas pessoas estão sendo homenageadas por seus pares com um título de máxima relevância acadêmica. É importante celebrar este momento”, afirmou.
A cerimônia também destacou a importância de ampliar o reconhecimento acadêmico das mulheres. O professor Petrilson Pinheiro, do IEL, enfatizou que a concessão de títulos a Lemos e Orlandi representa um marco simbólico e necessário: “Considero hoje um dia muito especial, por defender o título de mulheres, quando, na maioria das vezes, os homenageados são professores homens. Cada título coroa uma carreira excepcional.” A pró-reitora de Graduação, Monica Cotta, reforçou a necessidade de atenção contínua às práticas de equidade de gênero na universidade.