O Laboratório de Estudos Urbanos (Labeurb) - núcleo de pesquisa multidisciplinar, centro de extensão e produção cultural - foi criado em 1992 e é um centro de referência quanto aos estudos da cidade, analisada da perspectiva da linguagem, através de estudos e pesquisas discursivas que relacionam o sujeito, a linguagem e a história.
Nos estudos e pesquisas realizados nesse Laboratório, introduzimos uma nova área de conhecimento que chamamos Saber Urbano e Linguagem. Esta área de conhecimento, por sua vez, se faz através da metodologia discursiva que analisa os movimentos políticos, sociais e econômicos; o planejamento, a administração e a organização do espaço urbano pelo Estado; as práticas de memória, a cultura e a arte; a linguagem urbana e a escrita; a mídia e a computação assim como as relações do dia-a-dia. É esta forma de conhecimento -Saber Urbano e Linguagem - sustentada pela análise de discurso, que dá a especificidade dos estudos e pesquisas que desenvolvemos em nosso Laboratório.
Do ponto de vista das linhas de trabalho, temos desenvolvido projetos e promovido a realização, a publicação e a difusão de atividades culturais, acadêmicas e artísticas que tratam de questões urbanas. Temos ainda garantido recursos humanos, instrumentos e espaço físico para a realização de atividades de pesquisa, extensão e produção cultural sobre a cidade. Faz ainda parte de nossos objetivos implementar um fórum permanente de debates sobre o urbano, estabelecendo um intercâmbio que sustente uma relação refletida entre a Universidade e a Sociedade.
Já realizamos muitos encontros, assim como temos procurado disponibilizar o conhecimento que temos produzido através de publicação de revistas, de boletins, de cadernos especiais. Temos também uma coletânea de livros cujo tema é Cidade, Linguagem, Sociedade. Mantemos dois programas que têm sido muito fecundos na relação de conhecimentos que procuramos estabelecer entre o Laboratório e a Cidade.
Para sustentar essas relações, desenvolvemos nossos projetos acadêmicos, que são, assim, nossa retaguarda científica. Todos esses nossos trabalhos têm sido devidamente publicados, com ampla circulação de público. Além disso, mantemos um centro de documentações, o CEDU - Centro de Documentação Urbana - que é um arquivo de fatos de linguagem do espaço urbano.
Como se pode ver, nosso Laboratório procura ser, ao mesmo tempo, um centro de produção, mas também, de difusão de estudos urbanos inscritos na área que denominamos Saber Urbano e Linguagem, que, como diz o próprio nome, tem como interesse conhecer a cidade através de estudos de linguagem: como a cidade se diz, como os sujeitos que vivem no espaço urbano o significam e se significam, como os movimentos sociais urbanos adquirem uma forma e se significam através de suas formas etc.