Mostra de Pesquisas IV - Gamertag e a construção de um artefato científico
Gravado em 28/11/2019

Tendo em vista que a linguagem atravessa diferentes produções do conhecimento, o objetivo dessa proposta é apresentar de que forma os ambientes digitais oferecem objetos de pesquisa que podem ser construídos teoricamente gerando artefatos de caráter teórico/científico e de reconhecimentos de pessoas.
Nesta perspectiva, consideraremos as gamertags, que são as nomeações pessoais, exclusivas e autodeclaradas pelos usuários em uma rede de jogos eletrônicos, como um objeto incipiente intimamente ligado à cultura urbana produzindo representações e sentidos únicos dessa comunidade. Por ainda ser de natureza pouco explorada pelo viés científico, acreditamos que esse tipo de nomeação possa gerar discussões e teorizações que colaborarão para a definição deste objeto como um conhecimento produzido a partir de inúmeras reflexões. Entretanto, entendemos as gamertags como um artefato já em construção pelo fato de estarmos reconhecendo esse nome em uma perspectiva analítica que envolve questões sociais, históricas e linguísticas aliados a uma forte reflexão de sua existência.
Consideramos as gamertags como fonte de estudo a partir da filiação teórica da semântica enunciativa que permitiu que investigássemos esse tipo de nome descrevendo seus sentidos na relação com a rede bem como as características mais peculiares que cada usuário mostra de si mesmo nessa nomeação.
Envolvendo questões como espaço de enunciação, divisão política do dizer e acontecimento enunciativo, essa proposta visa esclarecer a metodologia de trabalho adotada para o estudo do nome próprio considerando as maneiras do funcionamento da gamertag, sua relação direta com a comunidade e principalmente a transformação de um aspecto de uma rede on-line de jogos em objeto formal de pesquisa. A ideia fundamental de estudo é analisar a composição dos nomes em uma visão científica que comprove o ponto de vista de que uma nomeação on-line, geralmente vista como simples designação de uma pessoa, representa os sujeitos nos mais variados sentidos a depender da natureza do espaço onde circula.
Partimos da ideia de que a nomeação em ambiente digital é pouco considerada em estudos formais da linguagem e, em decorrência disso, objetivamos nos apropriar das gamertags como um objeto de pesquisa a ser construído continuamente com a linguística e recebendo pertinentes interpretações. Dessa forma, será possível estabelecer mais um campo de pesquisa com grande riqueza de detalhes que pode ser explorado a fim de reconhecer de que forma a produção do conhecimento se diversifica e se torna fonte de representação de muitos grupos sociais e, em especial, os grupos urbanos.