Para citar essa obra:
PORTO, Alessandra Manoel; GUERRA, Vânia Maria Lescano . Subjetividade e discurso: a representação da língua (indígena e portuguesa) para professores Terena. RUA [online].
2013, no. 19. Volume 1 - ISSN 1413-2109/e-ISSN 2179-9911
Resumo:
Este trabalho propõe analisar as representações de língua e linguagem no discurso de professores Terena, da Região Aquidauana (MS), enquanto mecanismos de controle e de defesa de uma etnia parcialmente bilíngue frente à sociedade hegemônica. Os procedimentos teóricos e metodológicos recorrem ao método genealógico foucaultiano (1987, 1990, 1992, 1997), às noções de identidade e subjetividade abordadas por Bauman (2005) e Guerra (2010) e às questões de língua discutidas por Cavalcanti e César (2007) e Coracini (2003, 2007), numa visão transdisciplinar permeada pelas relações de poder.
Palavras Chave: Língua; professor indígena, discurso, subjetividade.
Abstract:
This study proposes to analyze the representations of language and language in discourse of the Terena teachers, Region Aquidauana (MS), while control mechanisms and defense of an ethnic partially bilingual front hegemonic society. The theoretical and methodological procedures use the Foucauldian genealogical method (1987, 1990, 1992, 1997), the notions of identity and subjectivity addressed by Bauman (2005) and Guerra (2010) and questions of language discussed by Cavalcanti and Cesar (2007) and Coracini (2003, 2007), in a transdisciplinary vision permeated by power relations.
Keywords: Language, indian teacher, discourse, subjectivity
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