Revista Rua


www.cienciaemcurso.unisul.br
(www.cienciaemcurso.unisul.br)

Solange Leda Gallo

UM SENTIDO PARA A CIÊNCIA: O SEU PROCESSO
 
Gostaria de discutir com vocês, hoje, a questão tão complexa da divulgação científica, a partir da apresentação da Revista Ciência em Curso[1], que é uma revista digital, produzida pelo Programa de Pós-graduação (mestrado e doutorado) em Ciências da Linguagem e pela graduação em Comunicação Social da Unisul (Universidade do Sul de Santa Catarina). Nela trabalham vários pesquisadores e bolsistas de iniciação científica[2]. Ela tem periodicidade trimestral, é multimídia e hipertextual.
A revista (www.cienciaemcurso.unisul.br) é também um laboratório de pesquisa de linguagem, na qual se experimentam diferentes modos de produzir sentidos para a ciência. 
Eu vou começar esta apresentação falando um pouquinho das premissas que temos para este trabalho.
Trabalhamos na perspectiva da Análise do Discurso (AD). Muitos de vocês conhecem essa teoria, que se originou na França, com Michel Pêcheux, seu fundador, e muitos outros pesquisadores que trabalharam com ele nas décadas de 70/80. Aqui no Brasil, a Análise do Discurso ficou conhecida pelos trabalhos de Eni Orlandi, pesquisadora aqui da Unicamp. Em um segundo momento, por iniciativa da própria Eni, várias traduções de textos franceses foram publicadas, notadamente pela Editora da Unicamp e pela Editora Pontes, o que possibilitou a formação de outros pesquisadores. Hoje temos inúmeras publicações nacionais e grupos de trabalho produzindo no país todo, o que já constitui o que chamamos de uma “Análise do Discurso do Brasil”, tal é a distinção do conjunto das produções brasileiras nesse campo.
A AD propõe que os textos de maneira geral, assim como os textos científicos, têm um modo de funcionamento próprio, ou seja, eles têm uma história, um lugar social, e têm determinações ideológicas. Nesse sentido, não são simplesmente textos, são acontecimentos discursivos que têm, cada qual, uma relação específica entre seus


[1] Contamos com o apoio da Unisul e da Fapesc (Fundação de Apoio à Pesquisa do Estado de Santa Catarina). Temos também um convênio com o Nudecri da Unicamp.

[2] Pesquisadores: Dra. Solange Leda Gallo (Coordenadora), Dra. Marci Fileti Martins, Ms. Giovanna B. Flores e Ms. Silvânia Siebert. Estagiário: Lúcio Flávio Giovanella. Bolsistas atuais: PIBIC/CNPq - Marcelo Santos Silva, PMUC (Programa Prêmio Mérito Universitário do Estado de SC) - Penélope Bortoli, PMUC - Natalia Paris Rodrigues. Os que já participaram da Revista: Estagiários: Alexandre Fuigame e Alan Zanata. Bolsistas PMUC - Maria Augusta Valba; Lucas de Bona; PUIC (Programa Unisul de Iniciação Científica) - Júlia Hoff, Mauro Barreto, Fábio Sung, Alexandre Rondon, Fernando e Vandrei.