Revista Rua


www.cienciaemcurso.unisul.br
(www.cienciaemcurso.unisul.br)

Solange Leda Gallo

Temos procurado experimentar e praticar, em cada área de conhecimento, em cada linha de pesquisa, o melhor MEIO (mídia) de captar o processo de construção do conhecimento científico. Outro aspecto que temos explorado um pouco é o aspecto artístico, ou seja, alguns vídeos, alguns temas, algumas áreas do conhecimento permitem que a gente experimente um pouquinho a linguagem de documentário, ou a linguagem mais artística. O Discurso Artístico*, que se caracteriza pela polissemia, mostra-se produtivo nessa busca de significação dos sentidos, na medida em que permite evidenciar a contradição entre sentidos incertos e mutáveis, por um lado e, por outro, sentidos estabilizados da ciência e do jornalismo. Como exemplo, temos dois vídeos, um deles em que estava-se falando do problema da urbanização, e o impacto ambiental dessa urbanização, a identidade cultural e o que acontece com o pescador aqui da ilha que foi afastado, separado da água pelos aterros.
 
http://www.cienciaemcurso.unisul.br/interna_projeto.php?id_projeto=14
 
No seguinte vídeo estamos divulgando o projeto hipermídia, da Comunicação Social, que trabalha na construção de novos sentidos  para as noções de mídia, de mediação, de tecnologia. Como dissemos, a possibilidade de se trabalhar a linguagem do documentário não está sempre aberta da mesma forma. Ela acontece mais facilmente quando a própria pesquisa que está sendo divulgada também explora a contradição e a ambigüidade.
 
http://www.cienciaemcurso.unisul.br/interna_projeto.php?id_projeto=18


* A noção de Discurso Artístico está formulada na dissertação de Nádia Maffi Neckel, Do discurso artístico à percepção de diferentes processos discursivos, da Universidade do Sul de Santa Catarina, PPGCL, 2004.