Um bairro é um bairro só?

A neighborhood is just a neighborhood?


André Silva Barbosa*





ver pdf       ver pdf

Resumo:

Nosso primeiro objetivo é sobre os nomes informal e oficial de um bairro da cidade de Pouso Alegre–MG: Aterrado/São Geraldo. Buscamos analisar o funcionamento discursivo dessas nomeações, visando compreender como cada uma é constituída em sua relação com a memória discursiva e significa (diferentemente) o bairro. Em seguida, objetivamos fazer um trabalho teórico do conceito de “bairro”, apreendendo-o não apenas de acordo o “território”, mas ainda segundo a categoria de “territorialidade”. Assim, chegamos a uma compreensão na qual “bairro” não é uma área delimitada apenas por uma projeção sobre um espaço institucionalizado com contornos expostos em um mapa, mas, sobretudo, por uma “cartografia” de sentidos, traçada por um “gesto de interpretação” de uma “territorialidade”.
Palavras Chave: Bairro; Urbano; Cidade; Aterrado; São Geraldo; Pouso Alegre.



Abstract:

Our first aim is related to the official and informal names of a neighborhood of Pouso Alegre city, MG: Aterrado/São Geraldo. We aim at analyzing the discursive operation of these names, attempting to understand how each one of them is constituted in its relation to discursive memory and signify (differently) the neighborhood. Subsequently, we aim at doing a theoretical work of the concept “neighborhood”, apprehending it according not only to “territory”, but also as a category of “territoriality”. Thus, we get in a comprehension in which “neighborhood” is not an area, delimitated only by a projection about an institutionalized space with exposed boundaries in a map, but, mostly, by a “cartography” of meanings, traced by a “gesture of interpretation” of a “territoriality”.
Keywords: Neighborhood; Urban; City; Aterrado; São Geraldo; Pouso Alegre.





Para citar essa obra:
BARBOSA, André Silva; Um bairro é um bairro só?. In: RUA [online]. Volume 24, número 1 - e-ISSN 2179-9911 - Junho/2018. Consultada no Portal Labeurb – Revista do Laboratório de Estudos Urbanos do Núcleo de Desenvolvimento da Criatividade.
http://www.labeurb.unicamp.br/rua/


DOI: http://dx.doi.org/10.20396/rua.v24i1.8652440

--------------------------------------------------------------------

*Doutorando em Linguística no Programa de Pós-Graduação em Linguística do Instituto de Estudos da Linguagem da Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP. E-mail: andrerground@hotmail.com. Orcid: https://orcid.org/0000-0003-0439-3385 ORCID: https://orcid.org/0000-0003-0439-3385. E-mail: andrerground@hotmail.com.