Reportagem e Folhetinismo: narrativas infames como poder finalista

Reportage and Feuilletonism: infamous narratives as teleological power

Rodrigo Marcelino*

ver pdf       ver pdf

Resumo:

A partir de um deslocamento da crítica à literatura pela ciência sociológica e da história pelo critério etnológico, traços típicos do jornalismo e do folhetinismo passam a concorrer com a reportagem. Desde Brito Broca (1956), a tese do encontro do cronismo de Paulo Barreto (1881-1921) com a reportagem é vulgarizada. Atribuímos essa aproximação à reportagem de Ernesto Senna (1858-1913), por meio da qual o espaço disciplinar e o corpo do povo são analisados como uma ordem finalista do discurso.
Palavras Chave: Imprensa; análise do discurso; espaço disciplinar, corpo infame.

Abstract:

Since displacement of Sociology in literary criticism and ethnological criteria in History, journalist and feuilletonist share with newspaper reporters an existence among us. It is already widespread by Brito Broca’s (1956) thesis that Paulo Barreto’s (1881-1921) chronicles meet reportage. Here it is ascribed to Ernesto Senna (1858-1913). It is also highlighted in their narratives disciplinary space and folk’s body as teleological power.
Keywords: Press; discourse analysis; disciplinary space; infamous body.

Para citar essa obra:
MARCELINO, Rodrigo; Reportagem e Folhetinismo: narrativas infames como poder finalista. In: RUA [online]. 2015, no. 21. Volume I - ISSN 1413-2109/e-ISSN 2179-9911. Consultada no Portal Labeurb – Revista do Laboratório de Estudos Urbanos do Núcleo de Desenvolvimento da Criatividade.

DOI: http://dx.doi.org/10.20396/rua.v21i1.8637524

--------------------------------------------------------------------

*Mestre em Comunicação pela Universidade Federal Fluminense (2013), licenciado em Letras pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2010). Atua como professor de língua estrangeira na Secretária Municipal de Educação do Rio de Janeiro. Endereço postal: Praça presidente Aguirre Cerda, 16/ apto. 601. Centro- Rio de Janeiro. Cep. 20240-200 Endereço eletrônico: r.marcelino@rioeduca.net