Pelos sentidos mobilizados pelos dizeres, o uso de espaços ligados à administração pública está diretamente relacionado com os processos burocráticos e a interdição que acarreta para efetivar ações referentes às artes visuais:
Há um sentido de valorização das artes visuais pela administração pública, que é produzido nos enunciados de G2 e G1. Como se pode observar pelos recortes, com a criação de uma nova programação cultural, seguindo o mesmo formato existente para outras áreas (dança, música e teatro), as artes visuais são colocadas em condições de “igualdade” em relação a estas outras modalidades, que já são beneficiadas pelo Município há mais tempo, por meio desses “programas” ou “formatos”.
Para os sujeitos, que enunciam de um lugar social determinado, isso é entendido também como parte de um processo, que representa um desenvolvimento crescente do interesse, por parte do Poder Público, pelas artes visuais. Contudo, trata-se de um interesse regulatório, administrativo. Ao mesmo tempo em que os projetos culturais devem trazer uma contrapartida à população, para o Poder Público municipal interessa, também, ser posto à visibilidade, ter a chance de imprimir a sua marca por meio do apoio cultural dado pela gestão.
O sentido de oportunidade, produzido nos/pelos dizeres dos sujeitos, é produzido também no discurso regulatório, que aparece na fala do administrador, como observamos
2 Programa iniciado em 2012, pela Prefeitura de Maringá, que surge após debates entre os artistas da cidade e a Secretaria de Cultura do Município. Tem por objetivo selecionar projetos na área das artes plásticas, que recebem então uma verba do Município para sua execução. Â
[2] Programa iniciado em 2012, pela Prefeitura de Maringá, que surge após debates entre os artistas da cidade e a Secretaria de Cultura do Município. Tem por objetivo selecionar projetos na área das artes plásticas, que recebem então uma verba do Município para sua execução. Â
[3] Teatro inaugurado em 1996 e nomeado em homenagem a Calil Haddad, pioneiro da área cultural na região, que se tornou o principal espaço cultural da cidade de Maringá, segundo consta em arquivos da Gerência de Patrimônio Histórico do Município.