Discursividades, materialidades e entremeios: dizeres e sentidos das artes visuais em espaços arquitetônicos na cidade de Maringá


resumo resumo

Guilherme Radi Dias
Renata Marcelle Lara



especificidade para lugar social, ocupado pelo sujeito na sociedade e de onde ele enuncia, que existe em função das relações de forças, sendo, ao mesmo tempo, constitutivo do que ele diz, embora não necessariamente correspondente à posição no discurso. Abordando o espaço em seu caráter simbólico, realizaremos a inserção de conceitos discursivos referentes à questão do espaço urbano, que orientarão o conjunto das discussões sequenciais.

Para empreender a discussão, partimos do lugar teórico da Análise de Discurso, situando o objeto de nosso trabalho investigativo na linha dos Estudos Urbanos, conduzida por Orlandi, estando norteados, em nosso percurso investigativo, pelas compreensões da autora sobre o real da cidade. Nesse sentido, realizamos observação não-participante de seis espaços maringaenses contemplados em nosso percurso investigativo: Biblioteca Central dos Estudantes; Biblioteca Municipal Professor Bento Munhoz da Rocha Netto; Museu da Bacia do Paraná; Museu Dinâmico Interdisciplinar; Museu de Historia e Arte Heleton Borba Cortes; Centro de Excelência em Atendimento à Comunidade. Também, realizamos entrevistas semiestruturadas com três grupos previamente determinados de sujeitos, da cidade de Maringá, ligados ao campo das Artes Visuais e a locais escolhidos para observação, de modo a fornecer subsídios destinados a esta investigação. O primeiro grupo é constituído por três artistas plásticos locais, o segundo, composto por cinco gestores e produtores culturais do campo das Artes Visuais, e o terceiro, formado por cinco pessoas encarregadas dos respectivos locais em que se realizou a investigação.

Portanto, o corpus se constitui das observações do analista quanto a esses espaços, e dos dizeres dos sujeitos registrados no curso da pesquisa. As entrevistas e a observação dos espaços elencados se deram mediante prévia aprovação pelo Comitê de Ética e Pesquisa Envolvendo Seres Humanos (COPEP), da Universidade Estadual de Maringá.

A partir desses levantamentos, foram identificadas, no percurso analítico, regularidades discursivas referentes ao imaginário dos sujeitos sobre a recepção, a importância e o papel das artes, funcionando em uma relação de faltas e de circulação de sentidos no contexto discursivo do real da cidade.