Discursividades, materialidades e entremeios: dizeres e sentidos das artes visuais em espaços arquitetônicos na cidade de Maringá


resumo resumo

Guilherme Radi Dias
Renata Marcelle Lara



No espaço institucional, observamos a inscrição do artístico no espaço do histórico, ao se inscrever no espaço do institucional, desorganizando a ordenação do discurso que atua pelos sentidos que circulavam naquele espaço.  Há, nesse espaço, um trânsito de discursos ligados, de um lado, ao artístico, e de outro, ao histórico.

O espaço em que funciona o Centro de Excelência, e no qual anteriormente funcionava a Usina do Conhecimento, permaneceu desativado por algum tempo, até ser inaugurado com a exposição coletiva “Porta Aberta”, montada em uma das salas do prédio, ocupando este espaço por mais de um ano. Desde essa mostra, o local passou por um processo de busca por mais atividades artísticas. Atualmente, o espaço, antes ocupado pela mostra “Porta Aberta”, fica disponível para outras atividades, como aulas de ioga, e as exposições artísticas são realizadas em outra sala. A relação discursiva desta mostra com o espaço pode ser observada com o enunciado que apresentamos na sequência:

                                                                                                                    

E2: [...] “Portas Abertas” [...] expectativa de apropriação desse espaço [...].

 

Ao falar sobre a utilização do espaço, referindo-se à exposição “Portas Abertas”, no enunciado, o sujeito aponta para um possível na ordem da cidade. No processo em que se deu a inserção de produções das artes visuais no espaço, observamos que o artístico se inscreve produzindo sentido, significando este espaço também como espaço expositivo. Por meio dessa análise, vimos que o uso dos espaços traz possibilidades de ressignificações nos mesmos, e que existe um trânsito de discursos, um movimento de sentidos devido às produções artísticas que (se) significam (n)os espaços. Sentidos que disputam com outros sentidos, mobilizados pelos discursos sobre os espaços.

 

Discussões de/da Análise

As características significantes dos espaços acabam por significar nos discursos desses sujeitos, em seus dizeres sobre esses espaços. Os efeitos de sentido que circulam se dão, dessa maneira, na relação dessas características com o espaço.