Discursividades, materialidades e entremeios: dizeres e sentidos das artes visuais em espaços arquitetônicos na cidade de Maringá


resumo resumo

Guilherme Radi Dias
Renata Marcelle Lara



institucionalizada no/pelo discurso urbano. Aquilo que Bourdieu (1998) expõe acerca do processo de legitimação, que é presidido pelos ritos ou atos de instituição e operacionalizam a legitimação, apresenta familiaridade com a noção de instituição trabalhada por Lagazzi-Rodrigues (2007), como “organização discursiva resultante de processos e percursos de institucionalização dos sentidos” (LAGAZZI-RODRIGUES, 2007, p.12). A autora frisa, a partir das questões da produção científica na linguística e sua posição como campo disciplinar, que os processos de legitimação de uma prática, de um saber, se dão institucionalmente. Aponta, ainda, que os processos de legitimação operacionalizam a sustentação da representação, entendida como configuração imaginária, atravessada por processos de identificação.

Há indeterminações, no real da cidade, que impingem a consolidação e legitimação da posição ocupada pela arte, bem como de seus sentidos no urbano, para que ela aconteça no lugar institucional, e que impõe a visibilidade do artístico. A abertura semântica dos espaços, que se configuram como lugares do dizer das artes visuais, é, em diversos momentos, realçada pela própria polissemia da discursividade da criação artística visual em sua materialidade constitutiva. Os sentidos provenientes dessa relação concorrem com o estatuto legitimado(r) dos espaços em que as artes se dizem. A despeito das imposições no discurso regulatório, a polissemia do DA concorre para promover a polissemia dos próprios espaços. Nos sentidos que transitam no real da cidade, jogam sempre as transferências, tornando a mudança de sentidos sempre possível.

 

Referências

BOURDIEU, Pierre. Linguagem e poder simbólico. p.81 -117. In: ______. A economia das trocas linguísticas: o que falar quer dizer. Prefacio Sérgio Miceli. 2. ed. São Paulo, Edusp, 1998. 

CARVALHO, Ana Maria Albani de. Instalação como problemática artística contemporânea. In: CATTANI, Icleia Maria Borsa (Org.). Mestiçagens na arte contemporânea. Porto Alegre, Editora UFRGS, 2007.

LAGAZZI RODRIGUES, Suzy. O político na Linguistica: processos de representação, legitimação e institucionalização. In: ORLANDI, E.; GUIMARÃES, E. (Orgs.). Política Linguística no Brasil. Campinas, Pontes, 2007

MARIANI, B. S. C. Pontuando sentidos em trânsito, Escritos, Campinas, v. 1, p. 14-23, 1998. Disponível em: <http://www.labeurb.unicamp.br/portal/pages/pdf/escritos/Escritos1.pdf>. Acesso em: 20 set. 2012.