Uma análise discursiva da veiculação das manifestações de junho de 2013 pela revista Veja


resumo resumo

Raquel Noronha



Observando os trechos “se dispõe a explicar o que querem” e “eles querem protestar”, podemos dizer que o efeito de neutralidade que perpassa o discurso midiático faz coincindir, imaginariamente, a interpretação dos fatos com os fatos em si.

Para Mariani (1998, p.61) o discurso jornalístico é uma modalidade de discurso sobre

 

Os discursos sobre são discursos que atuam na institucionalização dos sentidos (…) De modo geral, representam lugares de autoridade em que se efetua algum tipo de transmissão de conhecimento

 

A este respeito, analisemos o seguinte recorte.

 

2) As manifestações de rua da semana passada mostraram de modo inequívoco que estão quebrados os canais de comunicação de imensa porção da sociedade brasileira com as instituições que deveriam representá-la. Não era novidade para ninguém que o distante planeta Planalto, Brasilha da Fantasia, vinha se tornando, governo após governo, uma entidade divorciada do Brasil real e focada apenas na arrecadação da maior carga fiscal entre os países emergentes. (VEJA 26 de junho de 2013, seção Carta ao Leitor) (grifos nossos)

 

O discurso midiático produz um efeito de apagar qualquer caráter interpretativo, projetando seu dizer como neutro. O discurso sobre os fatos coincidiria com os fatos em si, como podemos observar com o uso dos verbos (“mostraram”, “deveriam”) o que é reforçado pela sequência discursiva “de modo inequívoco”.

 

Fazendo crer que apresenta os fatos tais como são, com uma linguagem isenta de subjetividades, o discurso jornalístico atua à semelhança de um discurso pedagógico em sua forma mais autoritária. Se no discurso pedagógico autoritário cabe ao professor fazer a mediação entre o saber científico e os aprendizes de tal modo que (…) os alunos se veem diante de verdades incontornáveis (…), no discurso jornalístico mascara-se um apagamento da interpretação em nome de fatos que falam por si. (MARIANI,1998)

 

Não haveria interpretação no discurso midiático, tudo que haveria seriam fatos.

 

4. O efeito de neutralidade no discurso midiático

Nesta seção, vamos analisar a imagem das manifestações e dos manifestantes nas duas edições da revista Veja. A imagem que a mídia faz de si afeta seu discurso e por conseguinte o modo como os manifestantes e as manifestações.