Da relação sujeito, religião e estado: O discurso da liberdade e das letras na cidade
Eliana de Almeida
acontecimentos ou como demarcação do corpo de um mártir[11], como vemos na pescade um artesanato que se torna imagem de Nossa Senhoraou no aparecimento suposto de Maria, a mãe de Jesus,à menina Lúcia, em Fátima, Portugal, conforme a crença católica.
A basílica de Nossa senhora Aparecida no Brasildemarca-se enquanto lugar de contato entre os mundostemporal e espiritualna cidade deAparecida do Norte. A narrativa conta que três pescadores pegaram no Rio Paraíba do Sulum artesanato, tomado comoa imagem de Maria, a mãe de Jesus.Do mesmo modo,a construção da Capela de N. S. Fátima, em Portugal, advém comolugar sagrado pelo supostoaparecimento de Maria, mãe de Jesus,à menina Lúcia.
A construção de templos na tradição cristã advém ainda das práticas de visitar o túmulo de antepassados (pessoas exemplares da fé) para chorar o morto. Os restos mortais dos mártires eram cuidadosamente retirados dos locais de torturas e sepultados nas catacumbas. A partir desse momento, produz-se o efeito de confundir-se túmulo e altar, pois queas devoções e ritos nesses lugares vão construindo os sentidos do religioso e sacralizando espaços.
Desse modo,os túmulos passam a agregarno seu entorno um grande número de fieis,justificandocom issoatradição de construir templos. Como exemplo, temos a catacumba de Pedro, em Roma,cujosuposto túmuloestá protegido no interiorda suntuosabasílica de São Pedro, no Vaticano.A construção de templosdemarca-sena história das práticas católicas comoum espaço concretode encontro entre o mundo temporal e o mundo espiritual (Orlandi, 1983), seja pela ocorrência de um grande fato, seja para honrar o nome de algum mártir da fé. Quanto mais elevadas as virtudes daquele que jaz no túmulo ou mais impressionante a experiência de aparecimento de Maria, maior o gesto de engrandecimento expresso na arquitetura materialda construção e estética do templo.
A construção do templo católicodeIepê, pelo detalhe pontiagudo da torre e suas pilastras, etc, faz repetir,de algum modo,os sentidos dessa tradição mesmano espaço da cidade, além de repetir também a ordem estruturante das cidades, em que a arquitetura do templo católico se destaca,comcerta regularidade.É na relação com esses sentidos que se repetem enquanto prática discursiva católicaque o templo