Jornada Inventar mundos possíveis, cidades e tecnologias populares
No dia 21 de maio de 2025, o Labeurb promove a Jornada "Inventar mundos possíveis, cidades e tecnologias populares" com uma programação especial dedicada a debater como coletivos, movimentos sociais e cooperativas têm criado alternativas tecnológicas solidárias nos territórios urbanos.
Pela manhã, o Conversa de Rua com as lideranças da Cooperativa Señoritas Courier, do MTST, da plataforma Contrate Quem Luta, da Federação Comunitária de Campinas e Região (FCCR) e da Casa de Cultura Tainã busca aproximar universidade, sociedade civil e movimentos sociais em um espaço de troca sobre experiências concretas de apropriação popular da tecnologia. A partir dessas vivências, o objetivo é refletir sobre formas de construir cidades mais sustentáveis, seguras e solidárias, com alternativas de mobilidade e trabalho digno.
Na parte da tarde, acontecerá a Oficina TecnoPopular, voltada a lideranças comunitárias de Campinas e região. A oficina apresentará noções básicas de programação, design e criação de tecnologias solidárias, com foco em experiências como a plataforma Señoritas Courier e o app Contrate Quem Luta. A proposta é mostrar como tecnologias podem fortalecer economias locais e a organização política nos territórios. Serão oferecidas 60 vagas, 30 destinadas a lideranças da FCCR e 30 aos demais inscritos no evento.
As inscrições são gratuiras e podem ser feitas em: https://www.labeurb.unicamp.br/site/web/evento/detalhes?id=61
PROGRAMAÇÃO
9h: Abertura do Evento
9h30: Conversa de Rua com Señoritas Courier, Núcleo de Tecnologia do MTST, Contrate quem Luta, Federação Comunitária de Campinas e Região (FCCR) e Casa de Cultura Tainã .
12h: Almoço
13h30: Oficina TecnoPopular
A oficina objetiva apresentar noções básicas de programação, ferramentas, criação e design de tecnologias solidárias para as lideranças comunitárias de Campinas, com foco em modelos desenvolvidos pelos convidados, como é o caso da plataforma do Señoritas Courrier e o aplicativo Contrate quem luta. A proposta é mostrar como é possível construir dispositivos tecnológicos, bem como produtos digitais, que atendam a economias locais, sustentáveis e solidárias, de modo a contribuir para que os territórios e suas lideranças se apropriem da tecnologia em favor de seus direitos, lutas e organização política.
17h: Encerramento.
21 de maio de 2025
9h: Abertura do Evento
9h30: Conversa de Rua com Señoritas Courries, Núcleo de Tecnologia do MTST, Contrate quem Luta e Federação Comunitária de Campinas e Região (FCCR).
Convidados:
Sandra Selma do Nascimento, líder comunitária do MTST e coordenadora da plataforma CONTRATE QUEM LUTA, que oferece serviços prestados por trabalhadores do movimento.
Joaquim Renato Alves de Souza, entregador e clico-ativista da Cooperativa Señoritas Courier.
Gustavo Nicolau, engenheiro de computação e mestre pela FEEC/Unicamp, desenvolveu metodologias de software com valores solidários para a Cooperativa Señoritas Courier em colaboração com o Núcleo de Tecnologia (NT) do Movimento dos Trabalhadores Sem-Teto (MTST).
Alexandre Zago Boava, bacharel em Engenharia Eletrônica pela UNIFEI, coordena o grupo de Governança de Dados, atuando à frente da agenda de Soberania Digital Popular na luta pela garantia do Valor Social da Tecnologia, membro do Núcleo de Tecnologia. É TT- Fapesp do Projeto LinCar.
Gilberney Caria, presidente da Federação Comunitária de Campinas e Região (FCCR). Tem formação em comunicação social e mestrado em divulgação científica e cultural pela Unicamp (Labjor/IEL). Militante de causas sociais, atuou em educação para a mobilidade urbana, desenvolvendo políticas públicas e comunicação sobre o setor.
TC Silva (Antônio Carlos dos Santos Silva), fundador da Casa de Cultura Tainã, tem dedicado seus esforços à criação de projetos e práticas que valorizam manifestações artísticas, culturais e sociais, integrando saberes e fazeres de comunidades tradicionais brasileiras com a apropriação de tecnologias digitais.
12h: Almoço coletivo
13h30: Oficina TecnoPopular
Apresentação de noções básicas de programação, ferramentas, criação e design de tecnologias solidárias, com foco em modelos desenvolvidos pelos convidados, como é o caso da plataforma do Señoritas Courrier e o aplicativo Contrate quem luta, para construção de dispositivos tecnológicos, bem como produtos digitais, que atendam a economias locais, sustentáveis e solidárias dos territórios.
Convidados:
Marcos Antenor de Souza Morais, engenheiro de software que atuou no projeto Trabalho Justo, Digno, Solidário, Saudável e Seguro (TJD3S) criado pelo MTE Brasil e Fundacentro.
Gustavo Nicolau, engenheiro de computação que desenvolveu a plataforma digital de entregas da Cooperativa Señoritas Courier em colaboração com o NT-MTST.
18h: Encerramento com as organizadoras Cristiane Costa Dias e Greciely Cristina da Costa.
Faepex/Unicamp
Federação Comunitária de Campinas e Região (FCCR)
Projeto Temático LinCar/Fapesp: "Datificação da atividade de Comunicação e Trabalho de arranjos de comunicadores".
Processo: 2022/05714-7