Revista Rua


Linguagem e Conhecimento: Produção e Circulação da Ciência
Production and Circulation of the Science

Eduardo Guimarães

|Pesquisa Tecnológica                  _______________|__________________                                                                        
                                                          ↓                              ↓                                  ↓
                                            Periódicos                  Congressos               Divulgação
                                            Especializados                                                Científica
 
                                                                    SOCIEDADE
______________________________________________________________________
 
Quadro 1
 
            Vamos para nossa abordagem hoje localizar nossa atenção no aspecto da circulação do conhecimento científico. Para nós ela faz parte do processo de produção de conhecimento na sociedade contemporânea, e se apresenta, de modo geral, sob dois modos distintos. De um lado temos a circulação do conhecimento no interior da chamada comunidade científica. Neste caso o conhecimento se dá numa cena enunciativa em que locutor e destinatários são especialistas. E isto se formula por “línguas” específicas de cada domínio de ciência. De outro lado, temos um percurso que busca alcançar setores da sociedade, ou a sociedade como um todo. Neste caso a cena enunciativa tem como destinatário o público que espera os resultados da ciência. Estamos no domínio da divulgação científica.
            A relação de cientista a cientista se faz através de periódicos especializados impressos, livros, e periódicos por meio eletrônico, enquanto a divulgação científica se realiza pela Escola, tal como tradicionalmente, assim como por outros meios impressos e eletrônicos. Hoje as publicações científicas, tanto especializadas quanto de divulgação, já estão diretamente afetadas por um dos aspectos fundamentais dos procedimentos tecnológicos contemporâneos (que se costuma chamar de revolução tecnológica da informação), o da organização em rede.
            A questão da circulação de conhecimento deve, segundo penso, ser considerada como elemento do processo de produção de conhecimento que envolve um conjunto de relações político-enunciativas entre Estado, cientista, sociedade e mídia, tal como representado acima no Quadro 1.