Revista Rua


Linguagem e Conhecimento: Produção e Circulação da Ciência
Production and Circulation of the Science

Eduardo Guimarães

questão da divulgação envolve relações institucionais diversas. Podemos representar, de modo rápido a questão pelo Quadro 2 abaixo:
______________________________________________________________________
                                              DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA
                                    ________________|_____________
                                   |                                                           |
                      ESCOLA                                                   MÍDIA
___________________________| 
  |                            |                             |                                                             
                             EDITORAS     IMPRENSA         ELETRÔNICA
______________________________________________________________________
Quadro 2
 
Mas esta questão não se dá separadamente, como vimos pelo Quadro1. Comecemos pela observação do sentido das políticas públicas. Se observamos os programas especiais dos agentes de fomento como CNPq, Finep, Fapesp e outros, vemos que eles têm em geral a finalidade de apoiar pesquisas na área da biotecnologia, desenvolvimento tecnológico, informática, energia, meio ambiente.
            Se observamos, por outro lado, as páginas da imprensa que se dedicam à divulgação científica, ao jornalismo científico, vemos que elas apresentam matérias ligadas às áreas da tecnologia, das ciências da vida e das ciências exatas.
            Para dar uma visada no tempo para a questão, retomo um levantamento que fiz em 1998 no Caderno Mais da Folha de S. Paulo. Ele trata, na parte dedicada à ciência, de arqueologia (uma exposição de peças descobertas nos Bálcãs) de um “ranking da ciência” para avaliar o domínio da Física a partir das citações dos autores; da vacina para o mal de Lyme; da produção de um CD a partir dos Hieróglifos; da discussão Física sobre o fechamento ou não do Universo. Ao lado dos assuntos principais há notas sobre arqueologia, medicina, sobre um livro sobre a inteligência, em uma abordagem cognitivista; uma agenda que informa a realização do I Encontro Latino-Americano dos órgãos artificiais e Biomateriais; há também notícias sobre a imagem em três dimensões, agressões ao meio ambiente; e sobre meteorologia.
            As outras partes do Caderno em questão trazem seções de fait divers, horóscopo, Literatura, Arte, Filosofia, Ciências Humanas e Sociais. O que a própria organização do Caderno traz é uma divisão entre, de um lado, a Filosofia, as Artes, a produção cultural