Pixação e o circuito artístico brasileiro: ambiguidades e convergências

Pixação and the Brazilian art circuit: ambiguities and convergences


Priscila Mocelin Lara*
Patricia Camera Varella**





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Resumo:

A reflexão apresentada nesse artigo pauta-se na relação entre o pixo e os diversos espaços artísticos (galeria, museu, espaço público e privado), considerando os diferentes embates surgidos na área teórica, relativos aos conceitos que envolvem o uso das imagens e seus significados nas pesquisas sobre história da arte e o campo da cultura visual. Tais processos são abordados visando uma melhor compreensão sobre como essa prática ocorre a partir de 2008, em interação com o circuito artístico brasileiro. Adiante, a pesquisa mostra desdobramentos dos eventos de 2008, os acontecimentos recentes da pixação na Feira ArtRio 2019 e a exposição Língua Solta, ocorrida no Museu da Língua Portuguesa em São Paulo (2021). Tal panorama busca apontar ambiguidades e convergências entorno do pixo presente no campo das artes.
Palavras Chave: Pixação; Circuito Artístico; Arte Contemporânea.



Abstract:

The reflection presented in this article is based on the relationship between pixo and the various artistic spaces (gallery, museum, public and private space), considering the different conflicts that emerged in the theoretical area, related to the concepts that involve the use of images and their meanings. in research on art history and the field of visual culture. Such processes are approached aiming at a better understanding of how this practice occurs from 2008 onwards, in interaction with the Brazilian artistic circuit. Further on, the research shows the unfolding of the events of 2008, the recent events of pixação at the ArtRio Fair 2019 and the exhibition Língua Solta, which took place at the Museum of the Portuguese Language in São Paulo (2021). This panorama seeks to point out ambiguities and convergences around the pixo present in the fields of the arts.
Keywords: Pixação; Artistic Circuit; Contemporary art.





Para citar essa obra:
LARA, Priscila Mocelin; VARELLA, Patricia Camera; Pixação e o circuito artístico brasileiro: ambiguidades e convergências. In: RUA [online]. Volume 28, número 2 - e-ISSN 2179-9911 - Novembro/2022. Consultada no Portal Labeurb – Revista do Laboratório de Estudos Urbanos do Núcleo de Desenvolvimento da Criatividade.
http://www.labeurb.unicamp.br/rua/


DOI: https://doi.org/10.20396/rua.v28i2.8671112

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*Mestranda em História pela Universidade Estadual de Ponta Grossa, Licenciada em Artes Visuais – UEPG. ORCID: https://orcid.org/0000-0001-5896-4521. E-mail: priscilamlara@hotmail.com.
**Doutora em História - PUCRS com pós-doutorado no Museu Paulista da USP. Mestre em Tecnologia e Sociedade - UTFPR. Graduada em Gravura pela EMBAP/UNESPAR. Professora no Programa de Pós-Graduação stricto sensu em História (PPGH/ UEPG) na área de concentração em História, Cultura e Identidades. Professora Adjunta no Departamento de Artes (DEARTES/UEPG). ORCID: https://orcid.org/0000-0003-1006-3075. E-mail: patriciacamera@uepg.br.



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