Notícias

Nesta seção apresentamos as principais notícias do segundo semestre de 2017, em que marcamos como destaque o aniversário de 25 anos do Labeurb. As notícias detalhadas, assim como a documentação (vídeos, fotos e publicações impressas, quando o caso), podem ser consultadas por meio do Portal do Labeurb ou no CEDU (Centro de Documentação Urbana).

Para marcar o jubileu de prata do Labeurb foi realizada a Jornada Discurso, Mídia e Sociedade, no dia 22 de novembro. O evento, realizado no Auditório do Labeurb, contou com uma mesa redonda formada por Claudia Pfeiffer, Cristiane Dias e Eduardo Guimarães; além de duas conferências plenárias com Paul Henry (CNRS/França) e Eni Orlandi. Paul Henry veio ao Brasil para uma série de atividades de ensino e pesquisa nos meses de outubro e novembro, dentre elas destacamos sua participação na Jornada e também um conjunto de seminários no âmbito da disciplina JC 102 “Tópicos de Divulgação Científica e Cultural”, do Mestrado em Divulgação Cientifica e Cultural, ministrada pelo pesquisador Marcos Barbai em parceria com Eni Orlandi. A visita do pesquisador francês teve o apoio da Fapesp (processo 07359-5/2017). Marcando, ainda, os 25 anos do Labeurb, foi realizado um concurso para a criação de um logo comemorativo da data. A obra escolhida foi concebida por Cleyton Torres e retrata o urbano e sua relação com o sujeito. Encerrando as atividades de novembro, foi realizado o CinEncontro, no dia 30; nesta edição foi exibido o documentário “Berrando no Mato: Os sobreviventes do rock em Campinas”(2004). Esta foi a segunda edição do CinEncontro que em sua primeira edição exibiu o documentário “Apostas”, no mês de outubro.

Também em outubro, Cristiane Dias participou do XII Congresso Internacional da ALED “Discurso, construccion e tranformacion social” que ocorreu na cidade de Santiago, no Chile. E Claudia Pfeiifer marcou presença no VI Simpósio Mundial de Estudos da Língua Portuguesa, que aconteceu em Santarém, Portugal. Iniciando o mês de outubro, o Labeurb, junto com o Poehmas – Centro de Pesquisa em Política, Enunciação, Historias, Materialidades e Sexualidade do IEL/Unicamp –, promoveu a conferência de Rachele Raus, intitulada “Construction d’un objet de discours et mémoire discursive: l’exemple de Constantinople dans les récits de voyage au XVIIIème siècle".
Já em setembro, Eni Orlandi, Claudia Pfeiffer e Carolina Rodríguez-Alcalá, participaram do VIII Seminário de Estudos em Análise do Discurso (SEAD) “O POLÍTICO NA ANÁLISE DO DISCURSO: contradição, silenciamento”, que ocorreu no campus de Recife da UFPE. No mesmo mês, os pesquisadores Carolina Rodríguez-Alcalá e José Horta Nunes apresentaram trabalhos na XIV ICHoLS, Conférence Internationale d'Histoire des Sciences du Langage, que aconteceu em Paris, França.

Em agosto, foi lançado o livro Planejamento da Produção de Cana-de-Açúcar no Contexto das Mudanças Climáticas Globais, no dia 30, no Mini-Auditório do Centro Cultural do IEL. A obra – organizada por Jurandir Zullo Junior, André Tosi Furtado e Claudia Castellanos Pfeiffer – materializa um dos resultados do Projeto Temático Fapesp, com o mesmo nome, realizado no interior do Programa Fapesp de Pesquisas sobre Mudanças Climáticas Globais
Também em agosto, Marcos Aurélio Barbai, participou da mesa redonda “O discurso sobre a saúde e políticas públicas”, em que apresentou o trabalho intitulado “Quando o peso se torna doença: corpo, comida e capitalismo”. A mesa-redonda foi promovida pelo Programa de Pós-Graduação em Ciências da Linguagem (PPGCL) da Univás, por meio do Núcleo de Pesquisas em Linguagem (Nupel), no dia 24, em Pouso Alegre – MG.
Encerrando o mês de agosto, Eni Orlandi participou do I Ciclo Anual de Palestras dos Professores Colaboradores do Programa de Pós-graduação em Linguística, no qual proferiu a palestra intitulada “A ordem da língua e a dêixis discursiva - uma crítica ao linguisticamente correto”. A palestra aconteceu no Instituto de Estudos da Linguagem, na Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP).

Iniciando as atividade do segundo semestre, o Labeurb promoveu a III Jornada e-Urbano - Sujeitos e sentidos nas margens: há um fora do digital?. O evento contou com conferências, mesas redondas e um mini-curso. A Jornada ocorreu no Auditório do Labeurb, entre os dias 15 e 17 de agosto.