INTRODUÇÃO
Nosso objetivo é refletir sobre aspectos relativos à produção e circulação do conhecimento numa sociedade contemporânea, claramente marcada pelo prestígio da ciência e da tecnologia. Esta relação, ela própria, pode ser discutida, mas não é isso que faremos hoje. Partiremos da constatação de que, dadas as condições históricas atuais, o domínio da ciência e da tecnologia tem um lugar fundamental na vida das pessoas hoje, que esperam de ambas bem-estar, a cura, a diversão, o trabalho, e tantas outras coisas.
Vamos tomar, para começar, o quadro 1 abaixo, no qual representamos um conjunto de relações que nos parecem decisivas para pensar as questões relativas a este tema da produção e circulação do conhecimento.
Neste quadro representamos as relações, que se articulam pela linguagem, entre cada um de seus elementos, através das setas, que às vezes consideramos unidirecionais e outras vezes bidirecionais. As setas bidirecionais representam a relação de cada um dos elementos sobre o outro. Um aspecto a colocar é que, como estas relações se realizam como relações de linguagem, todas elas se projetam como sentido para o conjunto.
Um outro aspecto importante a ressaltar no que o quadro representa é que seu espaço todo representa a Sociedade, na qual o conjunto das relações se apresenta. Assim, não há uma entidade sociedade externa que incide sobre estas relações do conhecimento. Ao contrário, estas relações se dão no espaço social. Nesta medida o elemento sociedade que aparece logo no início do quadro está aí como uma forma de representar um ponto fundamental desta relação.
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PRODUÇÃO DE CONHECIMENTO
___________Sociedade
↓ ↑
Estado → Política Científica ↓
↑ ↑___________Mídia
↓
Cientista
↑
↓
|Pesquisa científica
| ↔ Circulação do conhecimento