Cartografias afetivas: trajetos incertos, inventando cidades

Affective cartographies: uncertain paths, inventing cities


Kátia Maria Kasper*
Gabriela de Sousa Tóffoli**
Thalita Alves Sejanes***





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Resumo:

Este ensaio escreve-se pela cidade, pelas marcas de quem por ela caminha. A cidade se provoca no texto: contra-diz. Cidade fértil: brota, respira, transpira. A cidade escuta a si mesma, irrompe, risca. O caminhante intervém nela produzindo paisagens, arquiteturas, meios-lugares, quedas, derivas, (in)servíveis. A cidade emaranha suas direções com encontros (im)possíveis. Com existências mínimas (LAPOUJADE, 2017), enquanto caminhar se delineia com uma prática filosófica (GROS, 2010). O caminhante, errante,vagabundo: texto em equilíbrio precário, entre os fios de uma rede (DELIGNY, 2015). Fio a fio, o caminhar e a cidade cartografam-se (ROLNIK, 2007; DELIGNY, 2015) neste texto, mapeando os trajetos vagos e os desenhos da caminhada
Palavras Chave: Cidade; Caminhar; Corpo; Cartografia; Escrita.



Abstract:

This essay is written around and by the city, by the marks of those who walk through it. The city provokes itself in the text: it contradicts. Fruitful city: springs, breathes, perspires. The city listens to itself, erupts, scratches. The walker intervenes in it, producing landscapes, architectures, half-places, falls, drifts, (un)servables. The city entangles its directions with (im)possible encounters. With lesser existences (LAPOUJADE, 2017), while walking is outlined as a philosophical practice (GROS, 2010). The stroller, wanderer, vagabond: text in precarious balance, between the threads of a net (DELIGNY, 2015). Thread by thread, the walking and the city are cartographed (ROLNIK, 2007; DELIGNY,2015) in this text, mapping the vague paths and drawings of the walk.
Keywords: City; Walking, Body; Cartography; Writing.





Para citar essa obra:
KASPER, Katia Maria; TÓFFOLI, Gabriela de Souza; SEJANES, Thalita Alves; Cartografias afetivas: trajetos incertos, inventando cidades. In: RUA [online]. Volume 28, número 2 - e-ISSN 2179-9911 - Novembro/2022. Consultada no Portal Labeurb – Revista do Laboratório de Estudos Urbanos do Núcleo de Desenvolvimento da Criatividade.
http://www.labeurb.unicamp.br/rua/


DOI: https://doi.org/10.20396/rua.v28i2.8671548

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*Doutora em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Professora do Setor de Educação da Universidade Federal do Paraná (UFPR). Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação: teoria e prática de ensino (UFPR) e do Programa de Pós-Graduação em educação em ciências e em matemática (UFPR). ORCID: http://orcid.org/0000-0003-3546-262X . E-mail: katiakasper@uol.com.br.
**Doutoranda no Programa de Pós – Graduação em educação em ciências e em matemática (UFPR). Professora da rede municipal de ensino de Araucária – PR. ORCID: https://orcid.org/0000-0002-0243-2005. E-mail: gabrielatoffoli@gmail.com.
***Doutoranda no Programa de Pós-Graduação em educação em ciências e em matemática (UFPR). Professora na Escola de Belas Artes da PUCPR. ORCID: https://orcid.org/0000-0002-1023-1377. E-mail: thalitasejanes@gmail.com.



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