Revista Rua


Linguagem, tecnologia, conhecimento e suas relações no contexto de formação continuada de professores
(Language, Technology, Knowledge and their Relations at Teachers Continuing Education)

Fernanda Freire

Figura 7: visão geral do coordenador do Bate-papo coordenado
 
No caso do Plantão de Dúvida e do Roda Viva ajustamos nossas práticas sociais ao Bate-papo tal como ele foi desenvolvido, adotando certas regras que balizam outras práticas que se dão na escola ou em um programa de TV; no caso do Bate-papo coordenado é a ferramenta da linguagem que se ajusta a diferentes práticas sociais mediadas pela linguagem.
A manutenção do nome – Bate-papo – na ferramenta do ambiente aliado ao fato de alguns professores já conhecerem essa ferramenta na web os faz supor que na sala sempre “tem alguém”, o que não é necessariamente verdadeiro, já que os horários das sessões são previamente divulgados.
Os nomes das ferramentas e de seus recursos são referências importantes para a compreensão de suas funções: certos nomes sugerem ao usuário um gênero discursivo o que, em alguma medida, tem um efeito sobre o que se escreve eo modo como se escreve, especialmente se se trata de um usuário pouco familiarizado com espaços de leitura/escrita virtuais (ROCHA et al., 2001; FREIRE, 2003; FREIRE et al., 2007). Outros nomes remetem os usuários a certas funções específicas. Não foi sem surpresa, à época em que o Brasil estava enfrentando problemas relacionados à energia elétrica (os famosos apagões), que vimos um professor usuário do TelEduc usar a ferramenta Parada Obrigatória para avisar aos alunos que o servidor ficaria fora do ar. A ferramenta, no entanto, foi desenhada com o objetivo de disponibilizar materiais que possam ajudar os cursistas a refletir sobre tópicos importantes relacionados ao curso em questão.