Revista Rua


Sentidos do/no corpo interpelado pelo câncer de mama
Senses of / in nobody challenged by breast cancer

Lívia Fabiana Saço e Eliana Lúcia Ferreira

 
Referencial Teórico e Metodologia
 
Trabalhamos com o referencial teórico a Análise de Discurso de orientação francesa porque percebemos que nela se trabalha com as relações entre a língua, o sujeito e as práticas sociais de forma muito própria, não estanque, mas aberta aos efeitos de sentidos dos ditos, e também dos não ditos.
Por este tipo de estudo, se pode conhecer melhor o homem que por excelência significa a si e ao outro (ORLANDI, 2001, p. 15). Portanto, o objetivo desta pesquisa foi o de, através da Análise de Discurso, compreender, discursivamente, de que maneira o ser mulher interpelado pelo câncer de mama se significa e/ou é significado corporalmente.
Para realizar as análises das entrevistas mobilizamos diversos conceitos da análise de discurso, configurando para nós um “dispositivo de análise. Segundo Orlandi (2007, p. 59), “analisar é compreender a ordem do discurso em questão”e, nessa perspectiva, a Análise do Discurso busca encontrar não o ideológico explícitoou implícito do texto, mas a maneira como o dito ou o não dito se significa.
Seguimos os procedimentos da Análise de Discurso que se detêm em certas marcas linguísticas para compreender o processo discursivo (ideológico) mais amplo inscrito nelas.
Nesta perspectiva, as marcas linguísticas com que trabalhamos foram os pronomes, os adjetivos e os advérbios, buscando compreender como eles foram sendo usados tanto em relação ao sujeito como em relação à doença. Essas marcas foram pontuadas pela maneira como os enunciados apresentaram as mesmas palavras temáticas sobre a doença no que se refere ao momento presente, à funcionalidade, às preocupações, às mudanças. Embora essas palavras inicialmente nos pareçam ser as mesmas, segundo Orlandi (2007), sabemos que, em relação ao sujeito, não são.
Para tanto, analisamos um corpus constituído por 27 entrevistas feitas com pacientes que passaram pela cirurgia da mama para a retirada do tumor. Todas realizam o tratamento no hospital Ascomcer na cidade de Juiz de Fora-MG, centro de referência em Oncologia, com finalidade do combate e a prevenção do câncer. Em 2010 foi