Revista Rua


Divulgação monstra: pulsações por entre vida, caos e política
(Monster divulgation: pulse through life, chaos and politics)

Susana Oliveira Dias

Fábrica de Monstros, Monsters S. A.
Disponível em: http://www.disney.com.br/FilmesDisney/monstros/index2.html Acesso em mai. de 2009
 
Os dizeres que abrem a Fábrica de Monstros do filme Monsters S.A. (2001), dirigido por Pete Docter e David Silverman, movimentam possibilidades de uma escrita que se propõe a pensar por entre biotecnologias e divulgações científicas. “No susto e no grito, fazemos bonito”. Adentramos a fábrica de monstros biotecnológicos e assustamo-nos?
 
 
“Artista americano cria bonecos com órgãos humanos de vinil”
Inspirado pelo transplante de pulmão de uma pessoa próxima, o artista americano David Foox criou uma série de bonecos de vinil cujas cabeças são representadas por órgãos ou componentes humanos. Os bonecos têm no lugar das cabeças nove órgãos ou componentes - pulmões, corações, rins, fígados, córneas, cérebros, células sanguíneas, células-tronco e plasma. Segundo David Foox, sua intenção era passar de maneira bem humorada a mensagem de ‘união entre as pessoas’ e de que a humanidade está convergindo, se tornando mais próxima. “As pessoas são tão semelhantes que têm até mesmo partes intercambiáveis”, diz Foox, que diz também que seu trabalho é uma forma de levar uma mensagem sobre um assunto sério como transplantes sem ser “assustador ou estranho”. Os bonecos são vendidos em “caixas surpresa”, que não informam ao comprador o órgão representado pelo boneco ou a sua cor - há bonecos em 24 cores diferentes. Segundo Foox, os principais compradores são colecionadores de objetos de vinil, mas eles também têm sido vendidos como presentes em hospitais, para pacientes transplantados, como lembranças para estudantes de medicina ou mesmo como enfeites.
(BBC Brasil. Disponível em: http://www.bbc.co.uk/portuguese/noticias/2009/04/090424_organdonoresgaleria_rw.shtml. Acesso mai. de 2009).