Revista Rua


Linguagens perdidas de divulgação científica: simulacros e artesanatos
(Lost languages of science dissemination: simulacra and handcrafts)

Peter A. Schulz

com o passar do tempo, criando a tensão da iminência de um ataque surpresa àquela família. Essa tensão era impossível de ser criada em palco: a linguagem cinematográfica estava criada.
Assim precisamos nos perguntar o que os meios proporcionados pelas TICs podem proporcionar que possibilidades anteriores não podem (ou não podiam). Superficialmente essa pergunta tem uma resposta francamente favorável aos meios tecnológicos contemporâneos. Essa resposta rápida pode, no entanto, ser promovida pelo fetiche da tecnologia. Se mediarmos a resposta pela pergunta subjacente de qual é a linguagem desenvolvida para esses meios (no caso para a divulgação científica), a conclusão pode ser menos enfática.
 
O SIMULACRO NO CIBERESPAÇO
 
            Ao persistir a importância dos meios proporcionados pelas TICs – e tudo leva a crer que persistirá – as respectivas linguagens se desenvolverão inexoravelmente. Exemplos de sua importância já são amplos: as animações de fenômenos naturais, bem como experimentos simulados em sítios dedicados na web, seriam impensáveis anteriormente. Para situarmos essa afirmação, vale a pena a navegação por um exemplo, o portal “Pion -ligado na Física” da Sociedade Brasileira de Física (http://www.pion.sbfisica.org.br/pdc/). É um portal que permite o acesso livre a animações, demonstrações virtuais, filmes e material bibliográfico. Um portal desses funciona também como um fórum de discussões e é uma ferramenta de ensino a distância. É importante observar como ferramentas/meios desse tipo, com grande potencial de difusão, caracterizam-se por amalgamar divulgação científica com o ensino formal.
Um meio importante de amplo uso social e cultural, mas apropriado também para a divulgação científica são os blogs, um espaço virtual de informação e discussão inimaginável sem as TCIs contemporâneas. À guisa de exemplo, menciono o blog de Marcelo Leite, focado mais em Biologia e política científica (http://cienciaemdia.folha.blog.uol.com.br/).
Os dois exemplos são ferramentas/meios inestimáveis no engajamento público em questões de ciência e tecnologia. Em particular no caso dos blogs, a advertência sobre a