Revista Rua


Linguagens perdidas de divulgação científica: simulacros e artesanatos
(Lost languages of science dissemination: simulacra and handcrafts)

Peter A. Schulz

CONSIDERAÇÕES FINAIS
 
Os kits de experimentação são relembrados neste artigo como um meio e uma linguagem de divulgação científica, que apresentou seu auge na década de 1970 em vários países do mundo, incluindo o Brasil. A disseminação desses kits fez surgir no ambiente privado (ou seja, em casa) uma prática de “hands and minds on” de interação do público com a ciência. O lugar dessa prática institucionalizou-se em espaços públicos, os museus e centros de ciência, enquanto que, no ambiente privado, o fazer artesanal foi sendo substituído por linguagens próprias das TICs, dominadas por simulacros da experimentação. As iniciativas brasileiras nas décadas de 1960 e 1970 precisam ser resgatadas, especialmente agora, época em que a importância de museus e centros de ciência está sendo mais amplamente reconhecida. Os programas educativos e de pós- visitação desses museus e centros de ciência poderiam ser associadas às atividades vinculadas à disseminação de kits científicos por mecanismos diferentes como nos casos ilustrados aqui. Uma política ampla de divulgação científica deve voltar seu olhar para essas possibilidades antes que seus traços desapareçam completamente.
 
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
 
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