Revista Rua


Linguagens perdidas de divulgação científica: simulacros e artesanatos
(Lost languages of science dissemination: simulacra and handcrafts)

Peter A. Schulz

O interesse nesse tipo de aproximação popular da ciência criou, paralelamente ao mercado editorial, um mercado de equipamentos e conjuntos completos (kits) para a realização de experiências em variados espaços, inclusive (e talvez principalmente) o espaço privado. Nos Estados Unidos se registra o lançamento de um kit de Química pela Porter Chemical Company e A. C. Gilbert em lojas de departamento e de brinquedos de Nova York e Washington. O ano era 1917 e eram comercializados como “brinquedos educativos para garotos”, mas passaram a ser conhecidos como os “presentes perfeitos de aniversário ou Natal” (http://chemheritage.org/exhibits/ex-nav1-chemsets.html#). Do outro lado do oceano Atlântico, na Alemanha, surgiam nos anos 1920 os primeiros kits lançados pela Editora Kosmos. Esse lado da história começa com o “Radioman”, ou seja, um kit para montar um rádio (em casa ou na escola). Rádio na época ocupava no imaginário popular o lugar que as TICs ocupam hoje. Kits para outras áreas das ciências foram desenvolvidos por Wilhelm Froelich, professor do ensino fundamental (entre 1911 e 1914) e médio (entre 1916 e 1958). Seu objetivo era “tornar acessíveis conteúdos abstratos”. Esse objetivo seria alcançado pelo uso desses kits de experimentação a preços acessíveis também para “escolas rurais nas mais precárias condições”. Se o objetivo inicial era o universo escolar, os kits de  experimentação  aqui  também  se  transladaram  para   dentro   das casas   das crianças.  Um   detalhe   emblemático  é  que   esse   professor  de  ensino   fundamental   e médio,  em  função  do    desenvolvimento  desses   kits,    recebeu  o   título de Doutor Honoris Causa pela Universidade de Berna em 1957 (http://homepage.bluewin.ch/radiomann//radiomann/radiomann0.htm).
O objetivo aqui não é detalhar essa história, apenas pontuar sua origem. Uma idéia do alcance desse “movimento de experimentação” pode ser inferida dos produtos educativos lançados pela Phillips, não só em eletrônica, mas também em Física, Química, Biologia e temas interdisciplinares como proteção ao meio ambiente. É interessante notar que o Kit CE 1404 - Umweltschutz Labor (Laboratório de Proteção Ambiental) pertence a uma série de conjuntos de Química ainda dos anos 1970. É um detalhe relevante o quanto um kit didático, voltado ao público infanto-juvenil, antecipa uma questão (proteção ambiental) em décadas. Ilustrações dos kits e acesso aos manuais de instruções (a maioria em Alemão e Holandês, mas alguns também em Francês e Inglês e um em Português, que