Revista Rua


Imagens e metáforas do mundo
(Images and Metaphors of the World)

Cristiane Dias

sobre esse mundo? Diderot e D’Alembert deram ao conhecimento o sentido da encyclopédie, o de um círculo perfeito. A figura do círculo representava para o homem do Renascimento a possibilidade de completude de todos os conhecimentos. Não era diferente para Mercator, considerado o pai da cartografia, que projetou em seu mapa mundi continentes e mares sobre um cilindro que envolvia o globo.

Mapa Múndi de Mercator
Figura 1
Fonte: http://br.geocities.com/discursus/archistx/mapamace.html
 
            Como vemos, o cilindro, que tem o círculo em sua composição geométrica, é uma metáfora importante na representação do conhecimento como passível de exaustão, de totalidade, de completude, do século XVI. Podemos citar ainda o Tableaux accomplis de tous les arts libéraux, de Christophe de Savigny, no qual todas as artes e ciências são representas sob a forma de um círculo oval[6]:




[6] Remeto aqui à leitura da dissertação de Larissa Scotta (2008), a partir da qual tomei conhecimento do Tableaux de Savigny. Esse trabalho é uma referência para compreendermos a (mudança da) forma do conhecimento a partir do uso de diferentes tecnologias.