Revista Rua


Imagi-nando multiplicidades entre-tempos/lugares: um olhar sobre o filme Narradores de Javé
Imaging multiplicity between places/time: a perspective about the film Narradores de Javé

Giovana Scareli

O cinema, ao mesmo tempo, cria ficção e realidades históricas, em imagens agentes e potentes, e produz memória. Uma arte (no sentido atual) ao mesmo tempo um artifício. Artifício que produz conhecimento real e práticas de vida. Grande parte do que as pessoas conhecem hoje e entendem como verdadeiro, só o conhecem por imagens visuais e verbais. Pense, também, na grande parte da população que, sem ter a tradição do conhecimento pela leitura e escrita, passaram para a sociedade ágrafa atual, de comunicação e conhecimento audiovisual (ALMEIDA, 1999, p. 50).
 
            Narradores de Javé é um desses filmes que cria realidades históricas. Será que o Vale de Javé foi “encontrado” da forma como contam seus moradores? Será que Javé existiu? Se isto aconteceu de fato, não importa. Importa que as imagens criadas pelo cinema de Eliane Caffé já fazem parte da nossa memória. São imagens agentes, imagens potentes que potencializaram conhecimentos, reflexões, interpretações. Fazem parte, agora, da nossa memória audiovisual.
 
Bibliografia
ALMEIDA, Milton José de. 1999. Cinema arte da memória. Campinas, SP: Autores Associados.
Bergamaschi, Maria Aparecida. Narradores de Javé:a memória entre a tradição oral e a escrita. Disponível em: <www.museu.ufrgs.br/admin/artigos/arquivos/NarradoresJave.doc> Acesso em 31/09/2010.
BOSI, Eclea. 1999. Memória e Sociedade: lembranças de velhos. São Paulo: Companhia das Letras.
Brecht, Bertold. s/d. Lendas, parábolas, crônicas, sátiras e outros poemas. Tradução de Paulo Quintela. Disponível em http://www.citador.pt/poemas.php?op=10&refid=200810060312. Acesso em 12/12/2010.
GAGNEBIN, Jeanne Marie. 1999. História e narração em Walter Benjamin. São Paulo: Perspectiva.
MACHADO, Roberto. 2009. Deleuze, a arte e a filosofia. Rio de Janeiro: Jorge Zahar.
PESAVENTO, Sandra Jatahi. 2006. História & literatura: uma velha-nova história. Nuevo Mundo Mundos Nuevos, Debates. Disponível em http://nuevomundo.revues.org/1560. Acesso em 12/12/2010.
SCARELI, Giovana. Santo Forte: a entrevista no cinema de Eduardo Coutinho. Tese (Doutorado em Educação). Faculdade de Educação. Universidade Estadual de