Revista Rua


Deslizamento de sentidos por efeito metafórico: o discurso de uma fotografia
Displacement of sense done by a metaphoric effect: the discourse of a photograph

Luciana Leão Brasil

figura é impactante, sua presença em imagem-discurso, não-verbal, é marcante. A figura de Nhá Chica produz discursos.
A imagem de Nhá Chica sintetiza e serve para mostrar enunciados possíveis, representados por uma família parafrástica, já que a paráfrase na análise de discurso constitui-se de uma reformulação a partir de uma substituição. Essa tese é assegurada pelos estudos dos esquecimentos pêcheutianos que afirmam que os enunciados que o sujeito produz não são inaugurais. Tese ligada ao esquecimento de número 2: a ilusão do sujeito que presume que o que ele enuncia tem apenas um sentido, esse processo é pré-consciente.
Na fotografia de Nhá Chica acontecem deslizamentos de sentido pelo efeito metafórico produzido por uma substituição de uma palavra por outra. Para Pêcheux (AAD 69), efeito metafórico é um efeito semântico que se produz numa substituição contextual, o que acontece então é um deslizamento de sentido entre x e y. A distância é constitutiva tanto do sentido que é produzido por x como por y. Como sabemos em análise de discurso a metáfora não funciona como comparação ou substituição. A metáfora em análise de discurso funciona como transferência que se produz num processo intermitente entre deslizamentos de sentidos:
 
Como esse efeito é característico das línguas naturais, por oposição aos códigos e às línguas artificiais, podemos considerar que não há sentido sem essa possibilidade de deslize, e, pois, sem interpretação. O que nos leva a colocar a interpretação como constitutiva da própria língua (natural). (ORLANDI, 2007, p.80)
 
O vigor de Nhá Chica é mostrado na fotografia, na construção da família parafrástica, quando segura com firmeza sua sombrinha que por efeito metafórico nos faz pensar em um cajado com o qual conduz suas ovelhas.
Na figura de uma pastora, pastoreia seus discípulos. Guia com firmeza o povo de Deus. A boa pastora que se apresenta a si mesma como um exemplo a ser seguido. O não-verbal como deriva, com deslocamento de sentidos pela relação de parafrasagem.
Percebemos no não-verbal “uma andarilha pobre”. Suas vestes fomentam seu misticismo: o lenço à cabeça como um sinal de pureza, como um manto, uma remissão à Virgem Maria, uma identificação com Maria, uma sobreposição de Maria em Nhá Chica.