Revista Rua


Inovação nas práticas de promoção da saúde por meio da arte da palhaçaria: a dialogia do riso registrada em vídeo-documentários nas experiências de campo
Innovation on health promotion practices trough the art of the clown: dialogy of laugher recorded in video documentaries in field work

[Marcus Vinicius Campos Matraca, Tania C. de Araújo-Jorge] 
[*] Sociólogo, Palhaço e Doutor em Ensino de Biociências e Saúde pela Fundação Oswaldo Cruz – Instituto Oswaldo Cruz, Laboratório de Inovações em Terapias, Ensino e Bioprodutos. Atualmente é coordenador do projeto PALHASUS. www.palhacomatraca.com.br; matraca@ioc.fiocruz.br. Av. Brasil, 4365, Manguinhos, Rio de Janeiro. CEP: 21040-360.
[**] Médica, Doutora em Ciências pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, com Pós-doutorado em Imunoparasitologia, Pesquisadora Titular do Laboratório de Inovações em Terapias, Ensino e Bioprodutos e atualmente Diretora do Instituto Oswaldo Cruz, Fundação Oswaldo Cruz. E-mail: taniaaj@ioc.fiocruz.br. Av. Brasil, 4365, Manguinhos, Rio de Janeiro. CEP: 21040-360

---------------------------------------------------------------------------------------

Para citar essa obra:
MATRACA, Marcus Vinicius Campos; ARAÚJO-JORGE, Tania C. de. Inovação nas práticas de promoção da saúde por meio da arte da palhaçaria: a dialogia do riso registrada em vídeo-documentários nas experiências de campo. RUA [online]. 2011, no. 17. Volume 2 - ISSN 1413-2109/e-ISSN 2179-9911  
 
Resumo:
Neste artigo descrevemos e refletimos sobre a construção dos vídeos documentários: “Matraca e o povo invisível” e “Na Pista”, ambos protagonizados pelo Palhaço Matraca nas ruas das cidades do Rio de Janeiro, Niterói, Buenos Aires e Brasília, dialogando e brincando com o povo da rua sobre temas de saúde e vida. Este estudo lança mão da metodologia da pesquisa participante e utiliza a Dialogia do Riso como estratégia para a promoção da saúde com a arte da palhaçaria fora de ambiente hospitalar, diretamente em situações de rua.  
Palavras Chave: Promoção da saúde; população de rua; dialogia do riso; alegria; políticas públicas  
 
Abstract:
In this paper we describe and discuss on two video documentaries: “Matraca e o Povo Invisível” and “Na Pista”, both featured by the Clown Matraca on the streets of Rio de Janeiro, Buenos Aires, Niterói and Brasília, cross talking and playing with people of the streets about health and life subjects. This work applies the methodology of participant research and uses the Dialogy of Laughter as strategy for health promotion with the art of the clown directly in street situations, out of the hospital ambience.  
Keywords: Street`s people; health promotion; social invisibility; public policies; joy.